[weglot_switcher]

Presidente da Sociedade Ponto Verde: “Setor da reciclagem precisa de mais indústria”

Ana Trigo Morais disse, este domingo, em entrevista à A1/JNeg que é necessário mais investimento e mais transparência no sistema de reciclagem. Pede também uma autoridade reguladora para o setor dos resíduos. 
1 Março 2020, 11h20

Ana Trigo Morais, presidente da Sociedade Ponto Verde disse este domingo ainda não acreditar que seja possível cumprir na totalidade as metas europeias de reciclagem. Ou nos “despachamos e aceleramos ou teremos dificuldade em cumprir as metas”, sublinhou em entrevista A1/JNeg.

O setor da reciclagem precisa de mais indústria e tem capacidade para absorver esse investimento, salientou, adiantando que o parque existente atualmente já não é suficiente, havendo materiais que têm de ser reciclados no estrangeiro porque em Portugal não há empresas habilitadas.

A responsável pela Sociedade Ponto Verde defendeu igualmente que é preciso caminhar para um sistema em que cada cidadão paga por aquilo que se produz e a necessidade de transparência em todo o processo de reciclagem. As pessoas têm de saber o que estão a pagar na fatura da água para o tratamento dos resíduos urbanos, adiantou, acrescentando que seria vantajoso investir no sistema de recolha porta a porta e nos eco centros.

Admitiu que o aumento para o dobro da Taxa de Resíduos Sólidos – de 11 euros por tonelada para 22 – acabe por se repercutir no consumidor final, mas disse esperar que este aumento seja investido na eficiência do sistema.

Ao Parlamento pede mais transparência – “antes de legislar, converse com quem está no setor” –  e legislação mais simples, que seja possível cumprir. Pede também uma autoridade reguladora para o setor dos resíduos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.