[weglot_switcher]

Presidente das Filipinas responde a críticas da União Europeia com dedo do meio e insulto

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, respondeu com um insulto às críticas da União Europeia à sua violenta campanha contra as drogas, dias depois de insultar o homólogo dos EUA, Barack Obama.
  • Erik De Castro/Reuters
21 Setembro 2016, 10h23

“Agora a União Europeia tem o descaramento de condenar [a campanha contra as drogas]. Repito, que se f…”, disse Rodrigo Duterte na segunda-feira à noite, num discurso na cidade filipina de Davao, mostrando o dedo do meio para sublinhar a sua mensagem, segundo o jornal local “Philstar”.

A reação de Duterte acontece poucos dias depois de o Parlamento Europeu ter expressado, numa resolução, a sua preocupação com a campanha contra as drogas, que causou pelo menos 3500 mortos desde que tomou posse no passado dia 30 de junho.

“Os membros do parlamento instam o governo das Filipinas a pôr fim à onda de execuções extrajudiciais e matanças, a iniciar uma investigação imediata e a adotar políticas e programas específicos e extensos”, disse a União Europeia em comunicado na passada quinta-feira.

O Presidente filipino considerou que o motivo por que a União Europeia o criticou tem que ver com o facto de se sentir culpada por crimes cometidos pelos países europeus.

“Quando li as condenações da União Europeia disse ‘Que se f…’. Estão a fazê-lo para expiar os vossos pecados. Agora são rigorosos porque se sentem culpados”, explicou.

E questionou: “Quem matei? 1700 aqui? Chamam a isso genocídio? Quantos mataram vocês?”.

O Presidente das Filipinas apontou mesmo o dedo a países como a França e o Reino Unido por terem apoiado os Estados Unidos em ataques contra países do Médio Oriente, que causaram um número elevado de mortos.

Desde que foi eleito Presidente, nas eleições do passado dia 9 de maio, Duterte chamou os Estados Unidos de hipócritas devido às críticas à sua campanha antidroga, apontado que se esqueciam dos massacres cometidos por norte-americanos no início do século XX no sul das Filipinas.

Duterte qualificou de “filho da p…” o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apesar de mais tarde ter lamentado que o insulto tenha sido tomado como um “ataque pessoal”.

O líder filipino negou também reunir-se com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e classificou a ONU como “inútil”.

O Presidente filipino venceu as eleições com a promessa de acabar com o flagelo da droga e, desde então, deu ordens à polícia para disparar contra todos os que resistam a detenção e apelou, em várias ocasiões, aos cidadãos para matarem toda a gente que esteja envolvida com drogas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.