[weglot_switcher]

Presidente de Itália convoca nova ronda de negociações para acabar impasse político

A nova tentativa de acordo entre os partidos vai ter lugar na próxima segunda-feira, dia 7 de maio, para tentar pôr fim a um período de incerteza que se arrasta há nove semanas.
3 Maio 2018, 13h02

O presidente de Itália, Sergio Mattarella, pediu esta quinta-feira uma nova ronda de negociações com os partidos políticos para a formação de um novo governo, depois do impasse político criado pelas eleições de março. A nova tentativa de acordo entre os partidos vai ter lugar na próxima segunda-feira, dia 7 de maio, para tentar pôr fim a um período de incerteza que se arrasta há nove semanas.

Até agora, os partidos mais votados nas eleições não conseguiram chegar a acordo nas sucessivas rondas de negociações com o presidente italiano. O problema tem vindo a agravar-se depois de nenhum partido ou coligação ter conseguido uma maioria clara no Parlamento, nas eleições gerais de 4 de março.

Nas eleições de março, a coligação dos conservadores, formada pelo partido ultranacionalista Liga Norte, Força Itália de Sílvio Berlusconi, e o Irmãos de Itália, de extrema-direita, conquistou 37% dos votos. A competir sem aliados, o partido antissistema Movimento 5 Estrelas foi o mais votado nessas eleições, conquistando 32% dos votos e ficam bastante aquém da maioria.

O Movimento 5 Estrelas recusa-se a governar com o Força Itália de Silvio Berlusconi, seu rival histórico. O partido fundado pelo comediante Beppe Grillo, defende que a aliança de direita teria que se desfazer, para dar lugar às negociações. Já Matteo Salvini, líder da Liga Norte, considera ter condições para governar, mas não tem a aprovação necessária da maioria parlamentar.

O cenário de eleições antecipadas é pouco provável, tendo em conta que, sem mudanças na lei eleitoral, o impasse poderia vir a repetir-se. Mas Itália já aprendeu a viver na incerteza. Desde o início da República, em 1946, o país já conheceu 64 governos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.