[weglot_switcher]

Presidente do Governo da Madeira vinca que desde 2016 já foram devolvidos às famílias mais de 61 milhões em IRS

Miguel Albuquerque prometeu ainda que no futuro as taxas de IRS serão progressivamente reduzidas. 
21 Julho 2022, 09h37

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque vincou que, durante o seu mandato, já foram devolvidos mais de 61 milhões de euros em matéria de IRS às famílias da região.

“Na região o meu Governo, com as descidas do IRS desde 2016, já devolveu às famílias e trabalhadores mais de 61 milhões de euros”, afiançou Miguel Albuquerque, frisando ainda a devolução de 11 milhões de euros no IRS para o Orçamento Regional de 2022. O governante prometeu ainda que no futuro as taxas de IRS serão progressivamente reduzidas.

O chefe do executivo regional falava na Assembleia Legislativa da Madeira na manhã desta quinta-feira, introduzindo o debate sobre o “Estado da Região”.

Ainda em matéria fiscal, o governante enumerou um conjunto de medidas já anunciadas, em particular a descidas de taxas nos 9 escalões do IRS no Orçamento Regional, o diferencial fiscal máximo de 30% no IRC e na derrama, bem como a medida recentemente anunciada no âmbito das alterações ao Orçamento Regional de aplicar um valor fixo reduzido de IRC de 8,75% às empresas do norte da ilha e do Porto Santo.

“A par do crescimento económico e do emprego, tem sido preocupação deste Governo Regional, e nosso compromisso, devolver rendimento às famílias e às empresas por via da redução fiscal” sustentou Miguel Albuquerque.

Estendendo uma crítica à oposição, e ao Governo PS, Miguel Albuquerque declarou: “toda a gente sabe que os socialistas e o Governo Socialista no Continente são os campeões da cobrança fiscal. Toda a gente sabe que desde 2015 os Governos PS e respetivos sócios subiram em 10 mil milhões de euros a receita fiscal. Ou seja, mais 26%. Toda a gente sabe que o peso dos Impostos na Receita Nacional no continente é 23% do PIB e na Madeira apenas 18% do PIB.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.