Presidente do Governo Regional da Madeira sublinha papel do Executivo na implementação de medidas de combate e mitigação da inflação

Miguel Albuquerque falava na abertura do Debate Mensal, dedicado ao tema da Economia da Região, da Assembleia Legislativa da Madeira.

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, sublinhou, esta terça-feira, o papel do Executivo regional na implementação de medidas de combate e mitigação da inflação.

Miguel Albuquerque falava na abertura do Debate Mensal, dedicado ao tema da Economia da Região, da Assembleia Legislativa da Madeira.

Assim, o chefe do Executivo madeirense listou várias medidas, nomeadamente a redução nas taxas de ISP na Madeira, apoio estimado para 2022 de 19 milhões de euros, o programa de apoio suplementar ao rendimento de trabalho dos cidadãos e das famílias com baixos rendimentos (PROAGES) e o Complemento Regional para idosos, valor estimado de quatro milhões de euros.

Há ainda as tarifas sociais para consumo de água potável implementada pela ARM, o Programa Gás Solidário com desconto direto na aquisição de garrafa GPL, a tarifa Social de Energia para famílias carenciadas e o apoio extraordinário ao setor dos transportes apoiando transportes públicos, empresários de táxis, e transporte de mercadorias.

“Colocamos em funcionamento a constituição de uma reserva estratégica de cereais, garantindo stock que abasteça a indústria da panificação e evitando ruturas, mantemos o forte apoio ao preço dos passes de mais de oito milhões de euros, a gratuitidade para os idosos de mais baixo rendimento e o apoio ao dos estudantes do superior, na eletricidade reduzimos o IVA para os primeiros 100 KWh de cada mês”, frisou.

“Apoiamos fortemente a água de rega para os nossos agricultores, suportando 84% do seu preço, apoiamos, através do programa Reserva de Crise, em 330 Mil Euros o sector pecuário Regional (ovos, carne e leite) tendo em vista minimizar os impactos nos custos de produção”, sublinhou.

Além disso, Miguel Albuquerque disse que o Governo já está a receber as candidaturas para o apoio extraordinário MEDIDA 22, que visa um apoio temporário excecional aos agricultores e às PMEs que operam nos sectores da transformação, comercialização ou desenvolvimento de produtos agrícolas.

Por fim, voltou a destacar a nova redução nos escalões de IRS, que será feita no próximo ano, “devolvendo às famílias, não onze, mas 17,5 milhões de euros”.

Recomendadas

Câmara do Funchal lança campanha gratuita de recolha de “monstros”

O Município justifica a importância desta campanha, dado o aumento da produção de resíduos na quadra natalícia que se avizinha e de forma a garantir uma maior proximidade com a população. Os munícipes deverão contactar as respetivas Juntas de Freguesias para a devida inscrição, de modo a solicitar a recolha dos “monstros” na sua residência.

Madeira: Movimento de passageiros nos aeroportos ficaram a mais de 30% acima dos valores de 2019

Entre janeiro e setembro de 2022, o movimento de passageiros nos aeroportos da RAM foi de aproximadamente 3.062,5 mil, significando um acréscimo homólogo de 134% e de 17% face aos valores registados nos primeiros nove meses de 2019. 

Madeira com défice de oito milhões de euros

À semelhança do ano anterior, mais de metade da despesa (51,9% da despesa total) foi canalizada para a área social, onde se destaca o sector da Saúde com uma execução orçamental de 280,3 milhões de euros e a Educação com 296,5 milhões de euros.
Comentários