Presidente do México adia visita a Washington depois de discutir com Trump

O presidente mexicano voltou a adiar uma visita oficial aos Estados Unidos depois de ter discutido ao telefone com Donald Trump, que insiste que o México pague a construção de um muro entre os dois países.

Segundo avança o jornal Washington Post, a conversa telefónica entre Penã Nieto e Trump ocorreu no passado dia 20 de fevereiro e foi marcada por um tom de conflito por causa do muro, que foi umas principais e mais polémicas promessas eleitorais do presidente americano.

Nas presidenciais de 2016, Donald Trump prometeu erguer um muro entre os dois países para travar a emigração clandestina e garantiu que seria o México a suportar os custos da construção.

O México tem dito repetidamente que não irá pagar o muro. “O México não acredita em muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro”, declarou Penã Nieto num vídeo publicado no Twitter.

Depois de ser tornado público que Trump assinou uma ordem executiva que decreta o início da construção do muro, em janeiro de 2017, o presidente mexicano adiou pela primeira vez uma visita oficial ao vizinho do norte.

Esforços diplomáticos reabriram nos últimos meses a possibilidade de uma visita de Nieto à Casa Branca, mas tudo falhou, novamente, devido ao desentendimento ao telefone com Trump.

Segundo o Washington Post, que cita fontes dos dois países, Trump “perdeu as estribeiras” durante a chamada com Penã Nieto. Fontes da Casa Branca dizem que Trump sente-se “frustrado” ao verificar que Nieto não entende que “não é razoável” esperar que deixe cair a intenção de obrigar o México a pagar o muro.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Uma casa construída pelo telhado e um navio que mete água. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes”

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.

“Sábios” alemães consideram inflação como o grande risco para a economia alemã

A presidente rotativa do Conselho, Monika Schnitzer, salientou que o enfraquecimento da procura piora com o agravamento das condições de crédito devido à subida das taxas de juro, bem com a lenta recuperação da procura externa.
Comentários