[weglot_switcher]

Presidente do México pede aos EUA reunião das famílias separadas na fronteira

O ainda Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, pediu na sexta-feira à delegação norte-americana, liderada pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, que reúna rapidamente as famílias migrantes separadas na fronteira.
14 Julho 2018, 09h12

Pena Nieto informou em comunicado que pediu “uma alternativa permanente que priorize o bem-estar e os direitos dos menores”.

Pompeo, chefe da diplomacia norte-americana, visitou o México com autoridades de nível ministerial para se encontrar com Pena Nieto e o presidente recém-eleito Andrés Manuel Lopez Obrador.

Esperava-se que as discussões abordassem formas de combater o problema das organizações criminosas transnacionais, a epidemia de opiáceos nos EUA e as tensões comerciais, mas a migração ilegal na fronteira norte do México para os Estados Unidos acabou por ser o tema dominante das reuniões.

“Os Estados Unidos estão comprometidos em fazer progressos mensuráveis para garantir a segurança em ambos os lados da fronteira”, disse Pompeo aos jornalistas.

Os laços entre os EUA e o México deterioraram-se significativamente sob a presidência de Donald Trump que defendeu a construção de um muro na fronteira e culpou repetidas vezes o México por problemas económicos e sociais nos Estados Unidos.

O genro de Trump e o assessor da Casa Branca, Jared Kushner, acompanharam Pompeo, assim como o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e a secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen.

O primeiro encontro da delegação norte-americana realizou-se com Pena Nieto e depois com o presidente recém-eleito.

Muitos dos manifestantes, à chegada da delegação, condenaram a política de imigração “tolerância zero” do governo Trump, que separou famílias que tentavam reivindicar asilo nos Estados Unidos.

“Onde estão nossos filhos?” lia-se num cartaz. Noutros estavam escritas mensagens como “Stop Trump” e “ICE é um terrorista” – uma referência à agência de Imigração e Alfândega dos EUA.

Pompeo reconheceu tensões nas relações EUA-México quando cumprimentou Lopez Obrador, mas prometeu que a Administração norte-americana liderada por Donald Trump valoriza os laços bilaterais.

“Sabemos que houve colisões na estrada entre nossos dois países, mas o presidente Trump está determinado a melhorar e fortalecer a relação entre nossos povos”, disse Pompeo.

“Queríamos vir aqui para informar que o presidente Trump se preocupa profundamente com o sucesso do relacionamento entre nossos dois países. A nossa presença aqui, hoje, [sexta-feira] sinaliza isso”, sublinhou.

Os dois países têm uma fronteira comum de quase 3.000 quilómetros e tradicionalmente coordenam a segurança e a imigração.

O México é o terceiro maior parceiro comercial dos Estados Unidos em bens de consumo. Os EUA compram cerca de 80% das exportações do México, desde automóveis, passando pelas frutas e legumes, até à cerveja.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.