Presidente francês diz que foi alcançado um “bom compromisso” com Grécia

O presidente francês, François Hollande, qualificou hoje o acordo alcançado na sexta-feira em Bruxelas entre a Grécia e os credores como um “bom compromisso”, que prolonga por mais quatro meses o financiamento ao país helénico. “Para a Europa e para a Grécia é um bom compromisso aquele a que se chegou”, declarou o presidente socialista, […]

O presidente francês, François Hollande, qualificou hoje o acordo alcançado na sexta-feira em Bruxelas entre a Grécia e os credores como um “bom compromisso”, que prolonga por mais quatro meses o financiamento ao país helénico.

“Para a Europa e para a Grécia é um bom compromisso aquele a que se chegou”, declarou o presidente socialista, citado pela agência de notícias francesa (AFP), à margem de uma visita a uma feira de agricultura em Paris.

E reforçou: “Sobre o dossier da Grécia, chegámos a uma boa solução, que passa por prolongar o financiamento necessário para que a Grécia assegure a sua transição e possa honrar as suas responsabilidades”.

François Hollande realçou que o acordo permite que o novo Governo helénico ganhe tempo para iniciar o processo de implementação de reformas, preservando o respeito pelos eleitores gregos.

A Europa comprometeu-se a estender o financiamento à Grécia por mais quatro meses, mas sob condições estritas que vão ser analisadas na próxima semana.

O acordo foi alcançado à custa de muitos compromissos estabelecidos com o Governo do Syriza, depois de um encontro chamado de “trabalhoso” pelo político francês, naquela que foi a terceira reunião em menos de dez dias para que os 19 ministros da zona euro finalizassem um compromisso.

Atenas deve apresentar até segunda-feira uma lista de reformas para ser aprovado pelos credores, agora referidas como “instituições” (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), porque os gregos não queriam ouvir mais falar da ‘troika’.

OJE/Lusa

Recomendadas

PremiumAngola prepara-se para queda do petróleo após 2030

A transição energética deve diminuir o apetite global por petróleo, embora menos do que projetado, preveem analistas ouvidos pelo JE. Conversão para gás é um rumo, mas aposta nas renováveis e no agroalimentar é para aprofundar.

ONU. Guterres quer a água no centro das agendas políticas

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, encerrou hoje a Conferência da Água 2023 com um apelo para que os recursos hídricos sejam colocados no centro da agenda política global. Perante o plenário da Assembleia-Geral da ONU, no encerramento da Conferência da Água 2023, Guterres agradeceu aos representantes de Governos, cientistas, académicos, […]

Leroy Merlin quer encerrar negócio na Rússia

A empresa quer que a nova administração salvaguarde os empregos dos 45 mil funcionários.