[weglot_switcher]

Presidente Gouveia e Melo em Belém? “O futuro a Deus pertence” (com áudio)

O ex-líder da task force para a vacinação não fecha a porta a uma eventual candidatura à Presidência da República em 2026.
16 Dezembro 2021, 07h49

Pode o vice-almirante Gouveia e Melo vir a ser Presidente da República no futuro? “O futuro só a Deus pertence”, disse o antigo líder da task force para a vacinação.

“Têm-me aconselhado a dizer que dessa água não beberei, que é uma frase muito forte que não se deve dizer nunca. Tenho uma carreira militar que pretendo continuar”, disse Henrique Gouveia e Melo, 61 anos, ao “Diário de Notícias”.

As próximas eleições presidenciais vão ter lugar em 2026. Marcelo Rebelo de Sousa cumpre atualmente o seu último mandato, pois o Presidente está limitado a dois mandatos num total de 10 anos.

“No entanto, queria dizer-vos o seguinte: tentei despolitizar o processo de vacinação enquanto coordenador da task force e as declarações que fiz nesse contexto foi precisamente parar evitar que se entrasse numa guerra política. Não sou um ator político. Sou um ator que tem uma missão e a única coisa em que tenho de estar focado é nessa missão e não estar a pensar no que vou fazer no futuro. O que posso dizer sobre o futuro? É que ele ainda não está realizado e até lá muita coisa pode acontecer”, afirmou, depois de ter sido escolhido pelo “DN” como personalidade do ano pelo seu papel na liderança do grupo de trabalho que levou a que 85% da população portuguesa fosse totalmente vacinada.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.