[weglot_switcher]

Prestação da casa pode baixar a partir deste mês

Há quase dois anos que as taxas Euribor estão em valores negativos, o que é favorável para quem tem prestações da casa indexadas a taxas de juro variáveis. Em agosto, as taxas Euribor tanto a três e a seis meses subiram ligeiramente, mas não chegou para encarecer a prestação paga ao banco.
1 Outubro 2017, 11h00

Clientes com um crédito à habitação indexado à Euribor a três ou seis meses vão pagar menos pela prestação da casa, a partir de outubro. Há quase dois anos que as taxas Euribor estão em valores negativos, o que é favorável para quem tem prestações da casa indexadas a taxas de juro variáveis.

Em agosto, as taxas Euribor tanto a três e a seis meses subiram ligeiramente, mas não chegou para encarecer a prestação paga ao banco. A média mensal da taxa Euribor a seis meses em setembro foi de -0,273%, ligeiramente abaixo dos -0,272% de agosto, enquanto a três meses foi de -0,329%, igual à registada em agosto.

De acordo com os cálculos realizados pela Deco/Dinheiro&Direitos, a pedido da agência Lusa, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um spread (margem de lucro do banco) de 1%, vai passar a pagar 463,88 euros a partir de outubro. O valor significa menos 2,15 euros do que o que era pago desde abril, data da última revisão.

Um cliente que tenha um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, pagará 460,13 euros, ou seja, menos 0,07 euros do que pagou no valor da última revisão, em julho.

As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro (incluindo a portuguesa Caixa Geral de Depósitos) está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a grande maioria dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a Euribor a seis meses o indexante mais usado, seguido da taxa a três meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.