Prestação da casa pode baixar a partir deste mês

Há quase dois anos que as taxas Euribor estão em valores negativos, o que é favorável para quem tem prestações da casa indexadas a taxas de juro variáveis. Em agosto, as taxas Euribor tanto a três e a seis meses subiram ligeiramente, mas não chegou para encarecer a prestação paga ao banco.

Clientes com um crédito à habitação indexado à Euribor a três ou seis meses vão pagar menos pela prestação da casa, a partir de outubro. Há quase dois anos que as taxas Euribor estão em valores negativos, o que é favorável para quem tem prestações da casa indexadas a taxas de juro variáveis.

Em agosto, as taxas Euribor tanto a três e a seis meses subiram ligeiramente, mas não chegou para encarecer a prestação paga ao banco. A média mensal da taxa Euribor a seis meses em setembro foi de -0,273%, ligeiramente abaixo dos -0,272% de agosto, enquanto a três meses foi de -0,329%, igual à registada em agosto.

De acordo com os cálculos realizados pela Deco/Dinheiro&Direitos, a pedido da agência Lusa, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um spread (margem de lucro do banco) de 1%, vai passar a pagar 463,88 euros a partir de outubro. O valor significa menos 2,15 euros do que o que era pago desde abril, data da última revisão.

Um cliente que tenha um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, pagará 460,13 euros, ou seja, menos 0,07 euros do que pagou no valor da última revisão, em julho.

As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro (incluindo a portuguesa Caixa Geral de Depósitos) está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a grande maioria dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a Euribor a seis meses o indexante mais usado, seguido da taxa a três meses.

Recomendadas

Crédito à habitação. Bancos já oferecem ‘spreads’ de 0,75%

Com a subida das taxas de juro e a redução dos ‘spreads’, pode ser particularmente útil para as famílias portuguesas que contraíram crédito à habitação reverem as condições do contrato e olharem para as possíveis mudanças, de forma a avaliar a possibilidade de mudar para condições que se adaptem melhor às suas necessidades.

Respostas Rápidas: Não validou todas as despesas no e-Fatura? Nós ajudamos

Existem despesas com saúde e educação que ainda podem ser declaradas no IRS, mas quem não o fez até dia 27 terá de o fazer de forma manual qual for preencher a declaração de IRS.

Sete em cada dez mulheres portuguesas usa ‘online banking’

Um estudo recente da Mastercard concluiu que as ferramentas tecnológicas estão a ganhar peso na gestão das finanças pessoais das mulheres em Portugal. O que é que as motiva? A comodidade (77%), a facilidade de acesso (52%), a simplicidade e rapidez (35%).
Comentários