Prever o futuro? Não é magia, é análise de dados

Descubra como as técnicas de análise preditiva e de inteligência artificial permitem às organizações traçar modelos e obter estimativas sobre o futuro.

 

O avanço da data science e da análise de dados veio permitir às organizações passar de uma estratégia reativa para uma estratégia proativa. Esta transição reflete a mudança nos processos de decisão de dados históricos para estimativas de ocorrências futuras.

Hoje para além dos reports e dos dashboards dinâmicos, que apresentam aos decisores o que aconteceu ou está a acontecer, as organizações utilizam técnicas de análise preditiva e de inteligência artificial para modelizar qualquer evento e obter estimativas futuras sobre eles. Assim é lhes possível  tomar decisões mais rápidas e inteligentes, pensadas e adequadas aos desafios do futuro e não do passado.

A PSE, empresa especializada em data science e análise de dados, tem contribuído para a implementação de soluções que permitem às organizações nacionais adotar soluções preditivas tornando os processos de decisão mais eficientes.

Combate à Fraude

A economia paralela em Portugal, fruto de fraudes e atividades ilícitas, representa milhares de milhões de euros. Estas atividades afetam não apenas o Estado, mas também as empresas, especialmente a banca e as seguradoras.

A PSE desenvolveu a solução Fraud Management, que através da análise de dados, identifica padrões de fraude e risco e incorpora componentes de reporting, dispondo da possibilidade de realizar uma validação cruzada com outras fontes de dados que disponham de informação histórica, bem como com regras de negócio implementadas.

A solução Fraud Management permite:

  • Maximizar receitas de impostos;
  • Gerir processos de conformidade legal;
  • Detetar riscos de pagamento;
  • Detetar fraude na participação de sinistros;
  • Detetar fraude na prestação de cuidados de saúde;
  • Detetar suspeitas de processos de lavagem de dinheiro;
  • Utilização fraudulenta de cartões de crédito;
  • Reduzir o tempo para aprovação de crédito e de taxas de juro;
  • Utilização ilegal de determinados bens (energia, água, gás);
  • Analisar potenciais riscos na utilização de comunicações fixas, móveis e dados;
  • Analisar fraude associado a quebras no retalho;
  • Otimizar a alocação de recursos de investigação de acordo com prioridades.

Otimização da produção

As empresas industriais, as empresas de transportes, os prestadores de serviços de saúde, as entidades que gerem infraestruturas e redes de distribuição, assim como os negócios que utilizam equipamentos e linhas de produção, têm que assegurar o equilíbrio entre a diminuição dos custos e a disponibilidade dos seus ativos.

A inclusão de processos inteligentes e de análise preditiva permite ir além dos sistemas de gestão de ativos e planos de manutenção mais utilizados.

A PSE tem soluções que possibilitam uma abordagem proativa de forma a mitigar intervenções de manutenção não programadas e assim minimizar os custos que lhe estão associados, a evitar paragens não previstas e a identificar e atuar atempadamente sobre as causas das falhas.

As técnicas preditivas de deteção de anomalias e de análise root-causes permitem também otimizar os processos de gestão de defeitos na produção, com impacto direto nos custos operacionais.

Suporte a novas estratégias de marketing

A atual tecnologia permite acompanhar em tempo real os hábitos dos portugueses. A data science é capaz de tratar essa informação para estudar a real mobilidade dos portugueses.

O serviço Painel PSE oferece a possibilidade de obter permanentemente informação sobre a mobilidade e a sua caracterização num concelho ou numa região, com informação sobre o perfil sociodemográfico das populações e a origem e destino das deslocações.

Esta informação tem um enorme potencial, uma vez que pode ser utilizado para estudos de ordenamento do território, planeamento de redes de transportes e já é usado para medir a audiência da publicidade exterior certificado pela CAEM, para identificar os hábitos de mobilidade (já considerando a nova mobilidade pós-covid e os efeitos atuais do teletrabalho na mobilidade das grandes cidades), a monitorização e estudo dos hábitos de compra e de visita a zonas comerciais e referenciar a localização para novos estabelecimentos comerciais.

Descubra o futuro.

O avanço da data science abre hoje portas inimagináveis!

Até há bem pouco tempo, saber utilizar os dados disponíveis constituía um grande desafio. Hoje, a PSE têm as ferramentas necessárias para ajudar as organizações a adotarem estratégias de tratamento de dados que resultam em decisões mais eficazes. Para saber o que o futuro reserva já não é preciso magia, basta escolher a estratégia certa para a análise de dados.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a PSE.

Recomendadas

ADYEN: a plataforma que facilita a relação entre consumidores e comerciantes

Em entrevista, Alberto López da Adyen revela como é possível gerir pagamentos e vendedores facilmente, através de uma carteira completa de relatórios e dashboards acessíveis online.

As alterações da lei fiscal implicam uma atualização permanente. Conheça o Master in Taxation!

Baker Tilly desenhou um programa de formação de cerca de 35 horas, estruturado em 10 sessões temáticas que aborda os principais temas da fiscalidade da atualidade.

Balanço sobre o mercado das matérias-primas

As cotações das matérias-primas têm estado em destaque ao longo dos últimos 2 anos.
Comentários