Previsão do tempo para o planeta Kepler-2b: Chuva de rubis e safiras

Os cientistas acreditam que as “nuvens preciosas” são formadas na fronteira entre o lado diurno e noturno do HAT-P-7b, onde as temperaturas são suficientemente baixas para a condensação de safiras e rubis dos vapores de corindo.

Chovem rubis e safiras todas as madrugadas no exoplaneta HAT-P-7b, segundo um artigo da revista Nature Astronomy.

O planeta HAT-P-7b, ou Kepler-2b, foi um dos primeiros planetas da órbita de Kepler a ser descoberto por telescópio, é um “Júpiter quente”, um gigante gasoso que gira muito perto do astro e por isso, a sua temperatura atmosférica excede os 2.500 graus Celsius.

Como se encontra a mil anos-luz, o estudo da sua atmosfera e outras propriedades não pode ser realizado com precisão, procurando os cientistas revelar os segredos do planeta através do brilho emanado por ele e das mudanças registadas no que diz respeito às luzes, bem como através da localização e “desenho” das linhas espectrais.

As observações do exoplaneta revelaram uma coisa inesperada: no ar do “Júpiter quente” formam-se tempestades poderosas que trazem massas de ar frio e nuvens do lado noturno do planeta.

Essas nuvens são compostas de corindo, um mineral imprescindível na formação de rubis, safiras e outras pedras preciosas.

Os cientistas acreditam que tais “nuvens preciosas” são formadas na fronteira entre o lado diurno e noturno do HAT-P-7b, onde as temperaturas são suficientemente baixas para condensação de safiras e rubis dos vapores de corindo.

É improvável que a humanidade seja capaz de entrar na atmosfera deste tipo de planeta para “recolher” as gotas preciosas providas pelas chuvas mas a descoberta de tais nuvens e da sua interação com os ventos sugere a existência de sistemas climáticos severos.

Cimeira da NATO: o Ártico é a próxima fronteira

A entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, um dos temas centrais da agenda da cimeira da Roménia, transforma o Ártico numa nova zona de conflito potencial. A Rússia lembrou esse perigo, que Jens Stoltenberg conhece bem.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Morreu Jiang Zemin, ex-presidente e um dos construtores da China moderna

Foi um dos obreiros do crescimento económico da China e pretendeu construir um relacionamento estável com os Estados Unidos. Queria uma China a “entrar no mundo”.