Prevista para este verão, burocracia atrasa decisão sobre saída do Facebook e Instagram da UE

Um regulador de privacidade irlandês agiu contra a Meta (empresa-mãe) devido a um mecanismo de transferência dos utilizadores europeus para os EUA.

As redes sociais Facebook e Instagram estiveram perto de se ver forçadas a deixar a Europa este verão, mas a decisão foi travada pelas burocracias da UE uma vez que a proposta da Irlanda para que se impeçam as transferências de dados dos utilizadores europeus para os EUA pela Meta tem sido alvo de objeções de vários estados-membros.

Segundo o “Politico”, a Meta (empresa-mãe daquelas redes sociais) usa um mecanismo legal que permite transferir grandes quantidades de informação (desde mensagens a fotografias) para o outro lado do Atlântico.

Um regulador de privacidade irlandês agiu contra a utilização do referido mecanismo por parte da companhia, mas recebeu várias objeções. Mesmo sendo esperado que o regulador responda a todas, é expectável que isto demore meses.

Se não conseguir dissuadir as objeções, o Quadro Europeu de Proteção de Dados pode ser obrigado a entrar em ação, o que demoraria pelo menos mais um mês.

Estes atrasos permitem à Meta ganhar tempo, já que, pelo menos enquanto o processo não for dado por terminado, a empresa vai poder continuar a operar na Europa.

Recomendadas

Produção das seguradoras cresceu 38% para 12,4 mil milhões em 2021

A entidade liderada por Margarida Corrêa de Aguiar anunciou que a produção global de seguro direto das empresas de seguros revelou uma recuperação de 38% durante o exercício de 2021, para 12,4 mil milhões de euros, invertendo a tendência negativa a que se assistiu nos dois anos anteriores.

Taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação ultrapassa os 2% pela primeira vez desde maio de 2016

Em agosto, os bancos concederam 1.855 milhões de euros de novos empréstimos aos particulares, menos 111 milhões do que em julho, sendo 1.205 milhões de euros de crédito à habitação. Já o montante de novos empréstimos às empresas foi de 1.297 milhões de euros, menos 173 milhões do que no mês anterior.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.
Comentários