A Fachada é um projeto anual que integra a programação da galeria .insofar, pensado para o espaço público. Objetivo? Desafiar estereótipos e refundar as correlações artista-obra-público. O projeto parte do convite a um/a artista para desenvolver um projeto de intervenção na fachada da galeria, e estende o convite a um/a curador/a para pensar e escrever os textos que vão acompanhar as obras.
Nesta primeira edição, Isaque Pinheiro foi o artista desafiado para A Fachada. Respondeu ao repto criando 155 esculturas inéditas, que vão povoar a facha da .insofar em Marvila, Lisboa, já a partir de amanhã, 14 de maio. A exposição tem a curadoria de Inês Valle e textos de João Silvério e Fábio Gomes Raposo, e pode ser vista entre as 16h00 e as 21h00.
Isaque Pinheiro vive e trabalha no Porto e, na sua prática artística, gosta de explorar diversos meios e desassossegos, a par de uma reflexão crítica sobre o mundo que o rodeia. É um dos cofundadores do espaço intervenção artística Maus Hábitos (2001), e também esteve envolvido na fundação da Saco Azul – Associação Cultural, em 2006, ambas na cidade do Porto.
O seu trabalho tem sido exposto em galerias de arte, museus e bienais, nomeadamente o Stenersen Museum (Oslo, Noruega) Centro Galego de Arte contemporânea em Compostela (Espanha), Caixa Cultural do Rio de Janeiro e Paço Imperial (Brasil), bem como em museus portugueses, como o Soares dos Reis, no Porto, e Amadeu de Sousa Cardoso, em Amarante.