Primeira edição do projeto ‘A Fachada’ arranca amanhã com esculturas de Isaque Pinheiro

Uma fachada vai literalmente ser ocupada por 155 esculturas inéditas do artista Isaque Pinheiro. Sábado, 14 maio, entre as 16h00 e as 21h00, olhar para a fachada é mais do que isso. É entrar no universo exploratório de Isaque.

© Isaque Pinheiro

A Fachada é um projeto anual que integra a programação da galeria .insofar, pensado para o espaço público. Objetivo? Desafiar estereótipos e refundar as correlações artista-obra-público. O projeto parte do convite a um/a artista para desenvolver um projeto de intervenção na fachada da galeria, e estende o convite a um/a curador/a para pensar e escrever os textos que vão acompanhar as obras.

Nesta primeira edição, Isaque Pinheiro foi o artista desafiado para A Fachada. Respondeu ao repto criando 155 esculturas inéditas, que vão povoar a facha da .insofar em Marvila, Lisboa, já a partir de amanhã, 14 de maio. A exposição tem a curadoria de Inês Valle e textos de João Silvério e Fábio Gomes Raposo, e pode ser vista entre as 16h00 e as 21h00.

Isaque Pinheiro vive e trabalha no Porto e, na sua prática artística, gosta de explorar diversos meios e desassossegos, a par de uma reflexão crítica sobre o mundo que o rodeia. É um dos cofundadores do espaço intervenção artística Maus Hábitos (2001), e também esteve envolvido na fundação da Saco Azul – Associação Cultural, em 2006, ambas na cidade do Porto.

O seu trabalho tem sido exposto em galerias de arte, museus e bienais, nomeadamente o Stenersen Museum (Oslo, Noruega) Centro Galego de Arte contemporânea em Compostela (Espanha), Caixa Cultural do Rio de Janeiro e Paço Imperial (Brasil), bem como em museus portugueses, como o Soares dos Reis, no Porto, e  Amadeu de Sousa Cardoso, em Amarante.

Recomendadas

Deixe-se encantar pela Terceira, a ilha lilás

O que torna a Terceira tão especial é o magnífico contraste entre a beleza natural desta ilha vulcânica e a arquitetura do centro histórico de Angra do Heroísmo. Se está a pensar visitá-la, saiba que o Terceira Mar Hotel tem, no dia 29, uma campanha promocional, por ocasião do seu 19º aniversário.

Governo põe fim ao protocolo com coleção Berardo e anuncia novo museu no CCB para 2023

A informação foi dada pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. O protocolo está em vigor desde 2006 entre o Estado, a fundação do Centro Cultural de Belém, Joe Berardo e a associação Coleção Berardo.

Pipoca Mais Doce, Wuant e Bumba na Fofinha são os ‘influencers’ mais conhecidos em Portugal

As conclusões são de um estudo de figuras públicas e digital influencers em Portugal. Ao comparar com a edição do ano passado deste estudo, o youtuber Wuant sobe uma posição e ultrapassa Bumba na Fofinha no top três de influencers digitais com maior notoriedade espontânea. 
Comentários