[weglot_switcher]

Primeira-ministra da Escócia confirma que vai avançar com referendo sobre a independência

No referendo de 23 de junho, mais de 60% dos cidadãos escoceses votaram a favor de ficar na União Europeia. Apenas 38% votaram a favor do Brexit.
13 Março 2017, 12h58

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, confirmou esta segunda-feira a intenção de referendar a independência do país do Reino Unido. Na próxima semana, Nicola Sturgeon vai ao Parlamento pedir um novo referendo, a realizar antes do Brexit, entre o outono de 2018 e a primavera de 2019, depois das tentativas falhadas junto do Governo britânico.

O anúncio foi feito esta manhã numa conferência de imprensa, onde Nicola Sturgeon lamentou não ter conseguido chegar a acordo com a primeira-ministra britânica, Theresa May para que a Escócia permanecesse no Mercado Único Europeu, depois de Londres dar encaminhamento ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Nicola Sturgeon explica que o Brexit vai trazer muitas questões sobre “que tipo de país o Reino Unido será no futuro” e, dada o colapso do Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, o Partido Conservador de Theresa May pode vir a manter-se no poder “até 2030 ou ainda mais tempo”.

Aquando do referendo sobre a saída do Reino Unido a comunidade europeia, a 23 de junho, 62% dos cidadãos escoceses votaram a favor de ficar na União Europeia. Apenas 38% votaram a favor do Brexit.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.