[weglot_switcher]

Primeiro Centro Académico Clínico não estatal junta Católica, Grupo Luz, GLSMED e União das Misericórdias

O Centro Académico Clínico tem como objetivo promover a qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações através do estímulo das sinergias entre o ensino, a investigação e os cuidados médicos.
26 Março 2022, 14h57

A Universidade Católica Portuguesa, o Grupo Luz Saúde, o Hospital da Luz, a GLSMED Learning Health e a União das Misericórdias Portuguesas criaram o primeiro Centro Académico Clínico  não estatal do país. Objetivo? Potenciar as sinergias já existentes entre as entidades que integram as componentes de ensino, investigação e cuidados médicos e que já colaboram entre si para desenvolver estratégias que fortaleçam as ligações entre as referidas componentes.

A portaria que confere este estatuto à associação privada sem fins lucrativos denominada CAC Católica Luz – Centro Académico Clínico Católica Luz foi publicada esta sexta-feira em Diário da República.

Em comunicado, a Católica ressalta a importância da colaboração, visando a criação de “uma cultura institucional comum, focada na qualidade científica e clínica num contexto internacional, facilitando e fomentando a comunicação e colaboração, otimizando a utilização de recursos humanos e infraestruturais e gerando projetos transversais comuns que contribuam para a melhoria contínua dos cuidados de saúde”.

Nas palavras de Isabel Capelo Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, “o CAC – Catolica Luz será o centro catalisador que aproximará a investigação fundamental e translacional da prática clínica. No âmbito do CAC, a investigação desempenhará também um papel fundamental no ensino, providenciando um polo para o desenvolvimento de projetos de investigação que terão grande relevância na prática clínica”.

Com o primeiro Centro Académico Clínico envolvendo exclusivamente instituições privadas e do sector social, confirma-se, salienta Isabel Capelo Gil, “o reconhecimento do nosso papel no desenvolvimento da investigação clínica e da inovação aliadas a uma prática clínica de excelência, com o objetivo da obtenção dos melhores resultados em saúde”.

Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, diz, por seu turno, que “em parceria com a UCP, o Hospital da Luz, enquanto hospital universitário, e o Hospital da Luz Learning Health, nas suas vertentes de formação, investigação e inovação, são hoje protagonistas de primeira linha na construção dos profissionais de saúde do futuro”.

“É com elevado sentido de responsabilidade que a Rede de hospitais e clínicas Hospital da Luz assume o compromisso de, através deste novo Centro Académico Clínico, continuar a promover uma sólida investigação clínica e biomédica que contribua de forma distintiva para o sistema de saúde, através da introdução de novos standards assistenciais e de novas tecnologias de apoio à prestação de cuidados”, salienta Isabel Vaz.

Sobre o CAC- Católica Luz, Manuel Caldas de Almeida, vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas, refere que “a UMP representa perto de 400 misericórdias com extensa área clínica e assistencial, e a continuidade desta parceria, agora expressa no centro académico clínico, exprime a opção clara de ligar essa prática ao ensino e investigação, estratégia de promoção de recursos humanos especializados integrados numa cultura de excelência”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.