[weglot_switcher]

Primeiro-ministro grego deve receber mandato para formar coligação (com áudio)

O Partido Nova Democracia, do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, conquistou 40,8% dos votos na eleição deste domingo, contra apenas 20% para a segunda força mais votada, o Syriza.
22 Maio 2023, 09h01

O atual primeiro-ministro grego venceu as eleições deste fim-de-semana, embora sem a maioria absoluta, pelo que o cenário passa agora por uma coligação pós-eleitoral numa segunda ronda.

O Partido Nova Democracia, de Kyriakos Mitsotakis, conquistou 40,8% dos votos, contra apenas 20% para a segunda força mais votada, o Syriza. Como tal, o partido de direita que ocupa o poder elegeu 146 deputados numa câmara de 300, ficando perto da maioria absoluta.

Mitsotakis deve agora receber um mandato formal para chegar a uma coligação governativa, embora a expectativa para tal seja reduzida. O primeiro-ministro tem vindo a dar sinais de querer governar sozinho e, perante um resultado forte e surpreendente, o cenário de segunda volta torna-se mais provável.

Segundo a lei eleitoral, o vencedor das eleições recebe um mandato de três dias para encetar em negociações com vista a formar governo; ao fim desses três dias, o convite passa à segunda força eleitoral mais votada. Em terceiro lugar na eleição deste domingo ficou o PASOK, os últimos na linha de chamada para formar uma coligação.

O atual governo grego teve um mandato complicado, envolvido em escândalos internos para além da gestão da crise pandémica, pelo que o resultado deste fim-de-semana foi uma surpresa para a generalidade dos analistas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.