Primeiro SMS vendido em formato NFT por 107 mil euros

Enviada a 3 de dezembro de 1991 a mensagem “Feliz Natal” foi leiloada em Paris, sendo que a identidade do comprador não foi revelada.

Quase 30 anos depois de ter sido enviado pela operadora Vodafone, o primeiro SMS (short message service) foi vendido em leilão por 107 mil euros na terça-feira, 21 de dezembro, pela leiloeira francesa Aguttes, em formato de NFT (“Non Fungible Tokens” ou “Token” Não Fungível), informa a “France-Presse”.

Enviada a 3 de dezembro de 1991, a mensagem “Feliz Natal” foi adquirida por um comprador cuja identidade não foi revelada, sabendo-se apenas que é de origem canadiana e trabalha na área das novas tecnologias.

O SMS foi na altura recebido por um outro funcionário da Vodafone, de seu nome Richard Jarvis. O valor da doação será entregue ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiado.

Luigi Caradonna, empresário suíço de 18 anos que fundou uma empresa de videojogos baseada em blockchain, marcou presença no leilão mas desistiu quando as licitações ultrapassaram os 75 mil euros.

Quase desconhecidos há um ano, os NFT representam, para alguns investidores, grandes oportunidades no mercado de arte contemporânea e estes transformaram-se, em poucos meses, essenciais em casas de leilão, ao atingirem milhões de dólares.

A venda de uma obra inteiramente digital do artista Beeple, em leilão, por 58,4 milhões de euros, em março, estabeleceu o recorde até ao momento.

Intitulada “Everydays: The First 5,000 Days” (“Todos os dias: Os primeiros 5.000 dias”, em tradução livre), a obra de Beeple, cujo verdadeiro nome é Mike Winkelmann, é uma colagem digital de fotografias tiradas desde 1 de maio de 2007, ao segundo de 5.000 dias.

Recomendadas

Ucrânia: Biden diz que aliados da NATO não serão “intimidados” por Putin

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou hoje que os Estados Unidos e seus aliados não se deixarão “intimidar” pelo seu homólogo russo Vladimir Putin, e prometeu que a NATO defenderá “cada centímetro” do seu território.

“Café com o CEO”. Assista à conversa com o Dr. Luís Teles, em direto a partir de Luanda

“Café com o CEO” é uma iniciativa promovida pela empresa angolana E.J.M, fundada por Edivaldo Machado em 2012, que procura dar a conhecer os líderes que estão a dar cartas em Angola e outros países da Lusofonia. Assista à sessão em direto de Luanda, capital angolana.

Grupo de direitos das mulheres apela à FIFA que exclua Irão do Campeonato do Mundo

“Por que a FIFA daria ao Estado iraniano e aos seus representantes um palco global, enquanto não apenas se recusa a respeitar os direitos humanos e dignidades básicos, mas atualmente está a torturar e matar o seu próprio povo?”, questionam na carta enviada ao representante do organismo.
Comentários