Principais novidades do Office 2016

A mais recente versão das ferramentas de produtividade da Microsoft está disponível para os utilizadores do serviços de subscrição Office 365. O anúncio foi feito esta terça-feira. O Office 2016, que pretende facilitar o desempenho das equipas, chega aos utilizadores das licenças tradicionais, a 2 de outubro. E quais são as principais novidades? O Office 2016 inclui […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

A mais recente versão das ferramentas de produtividade da Microsoft está disponível para os utilizadores do serviços de subscrição Office 365. O anúncio foi feito esta terça-feira. O Office 2016, que pretende facilitar o desempenho das equipas, chega aos utilizadores das licenças tradicionais, a 2 de outubro. E quais são as principais novidades?

O Office 2016 inclui novas versões das aplicações Office de ambiente de trabalho, como é o caso do Word, do PowerPoint, do Excel, do Outlook, do OneNote, do Project, do Vision e do Access.

A mais recente versão do conhecido pacote de produtividade Office foi desenhada “para colaborar”, “simplifica a forma de trabalhar”, funciona “na perfeição com o Windows 10” e é mais segura disse Alberto Silva, diretor da Unidade de Negócio de Produtividade da Microsoft Portugal, ao explicar as propostas de valor da solução em conferência de imprensa.

As aplicações, atualizadas e prontas a utilizar em vários dispositivos, estão disponíveis para os subscritores do Office 365. Entre estas inclui-se o armazenamento online One Drive, a ferramenta de comunicação instantânea Skype ou as funcionalidades de segurança a nível empresarial.

Outra inovação é o módulo de edição múltipla, disponível na versão do software para ambiente de trabalho, que permite a vários utilizadores trabalhar sobre o mesmo documento (Word, PowerPoint e OneNote) em simultâneo, reforçando as capacidades de produtividade do pacote.

O Outlook também foi renovado. Na ferramenta de correio eletrónico, o sistema de pesquisa é o mais rápido de sempre e é possível anexar ficheiros de todas as dimensões, através do Modern Attachment quando a ferramenta está integrada com o Drive, o armazenamento na cloud da Microsoft, evitando a multiplicação dos ficheiros em múltiplas caixas de correio. Esta solução é particularmente relevante para as empresas que se debatem diariamente com limitações na capacidade de armazenamento, em particular nos servidores e e-mail, como referiu Alberto Silva. A funcionalidade “Onde Está” é uma das grandes inovações, permitindo “localizar rapidamente o comando ou a funcionalidade certa do Office.

O Skype está agora integrado nas aplicações do Office online e rich client e permite enviar e receber mensagens instantâneas, partilhar o ecrã, falar ou estabelecer conversões com vídeo dentro de documentos.

A segurança é outra das prioridades do novo pacote de produtividade. A multinacional norte-americana assegura que irá lançar atualizações de segurança e proteção todos os meses. Neste âmbito a nova suite inclui soluções de prevenção de perda de dados, um serviço multi-factor authentication e a funcionalidade Proteção de Dados da Empresa. Esta última estará disponível nas aplicações do Office para Mobile para Window 10 no final deste ano e nas aplicações de ambiente de trabalho no início de 2016.

De acordo com a empresa, “as aplicações do Office 2016 são executadas na perfeição” no Windows 10. É o caso da ferramenta Sway para Windows 10 que “cria histórias interativas e partilháveis”, que podem ser visualizadas em qualquer ecrã, ou do Windows Hello que inicia a sessão no Windows e no Office 365 com um único passo, por exemplo através do reconhecimento da retina.

A antecipada funcionalidade Continuum, que permite utilizar o telefone como um PC, é já uma realidade. A Cortana que se liga ao Office 365 para ajudar tarefas como a preparação de reuniões com integração tem o lançamento previsto para novembro.

As novas aplicações do Office 2016 estão disponíveis em 47 idiomas e requerem o Windows 7 ou versão posterior.

Alberto Silva destacou ainda a experiência das novas ferramentas nos equipamentos da Apple, após a uniformização da solução para ambos os ambientes (PC e Mac).

Os subscritores do Office 365 podem optar por transferir as novas aplicações do Office 2016 ao abrigo da sua subscrição a partir desta terça-feira. As atualizações automáticas começarão a ser distribuídas aos subscritores no próximo mês. O Office 2016 encontra-se igualmente disponível a partir de desta terça-feira, como compra única, para PC e Mac. Os restantes detentores de licenças perpétuas têm de aguardar pelo início de outubro.

Mafalda Simões Monteiro/OJE

Recomendadas

Portugueses vão produzir hidrogénio verde na Califórnia

O investimento vai ser de 175 milhões de euros.

Região de Coimbra vai beneficiar de novos espaços de ‘cowork’

O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objetivo “promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas, designadamente através do teletrabalho, como potenciador da melhoria da conciliação da vida pessoal e profissional e reforço da atratividade”.

EDP Renováveis e Vestas instalam as maiores turbinas eólicas da Península Ibérica

O parque fornecerá energia suficiente para cobrir as necessidades de eletricidade de aproximadamente 27 mil pessoas, avança a EDP Renováveis em comunicado.