Um dos setores mais afetados pelo aparecimento de novos modelo de negócio tem sido o setor de Média & Entretenimento (M&E). Neste contexto, quais são as oportunidades de crescimento com maior potencial e quais os riscos ou ameaças para as empresas do setor? A experiência de Media & Entertainment da EY permite-nos apontar as principais tendências que afetam o setor e o impacto nas oportunidades e riscos associados:

1. Evolução do modelo de negócio
O setor de M&E tem sido dinâmico na criação de novos modelos de negócio. Este dinamismo resulta da associação de fatores a montante e a jusante, nomeadamente (1) ambiente muito concorrencial e barreiras à entrada de novos conceitos praticamente inexistentes; e (2) a exigência dos consumidores obriga a ofertas com maior flexibilidade, conveniência e valor, distribuídas sob a forma de experiências personalizadas e em multiplataforma (com publicidade limitada e forte proteção de dados).

2. Novo nível de excelência operacional
Existe uma enorme pressão para a diminuição de margens no setor. Se por um lado a intensificação da concorrência por espectadores/utilizadores e anunciantes, combinada com a tendência de redução da procura de serviços de subscrição, pressionam as empresas do setor para redução de preços praticados, no outro extremo os gastos operacionais tendem a aumentar especialmente nas áreas de conteúdos e talento. Em resultado dos fatores referidos o corte de custos voltou a ser uma prioridade para as equipas de Gestão do setor.

3. Novos modelos de monetização
No modelo tradicional, a distribuição e monetização de conteúdos eram lineares. Com a fragmentação da base de consumidores pelas várias plataformas de distribuição (e.g. Live TV, Streaming Media Players, realidade aumentada, realidade virtual, wearables), os anunciantes têm vindo a testar novas estratégias de monetização mais adaptadas aos padrões de consumo.
Com efeito, o tema da medição das audiências tem-se assumido como a peça-chave da supply-chain, sendo que os protocolos de medição existentes não são flexíveis a todas as soluções nem são universalmente aceites. Neste sentido, os avanços na área de tecnologias de medição terão um papel preponderante na evolução do setor.

4. A Inteligência Artificial (IA)
Com a multiplicidade de conteúdos disponíveis em diversas plataformas, a capacidade para direcionar o acesso a conteúdos para os utilizadores/consumidores com maior apetência para o consumo dos mesmos, tem-se assumido como um fator diferenciador e potencial gerador de vantagens competitivas. Neste quadro, o investimento em tecnologias de IA e Machine Learning é chave para dissecar os padrões de visualização/consumo de conteúdos e criar recomendações personalizadas na interação digital dos consumidores.