[weglot_switcher]

Prisa: Compra da TVI pela Cofina deve estar concluída no primeiro trimestre de 2020

A Cofina disparou hoje mais de 6% depois de anunciar que vai comprar a Media Capital por menos 50 milhões que o acordado inicialmente.
  • Presidente Executivo da Cofina, Paulo Fernandes
24 Dezembro 2019, 13h16

A Prisa estima que a compra da TVI pela Cofina deverã estar concluída até ao final do primeiro trimestre de 2020. A empresa espanhola que detém a portuguesa Media Capital – a dona da TVI – relembrou hoje que a operação está dependente do cumprimento de várias obrigações, que só deverão estar cumpridas até ao final de março do próximo ano.

“As partes [Cofina e Prisa] estimam que o cumprimento destas condições vai ter lugar no primeiro trimestre de 2020”, pode-se ler no comunicado da Prisa.

A empresa que também detém o jornal espanhol El País afirmou que a “execução da operação continua a avançar favoravelmente ficando condicionada à obtenção” da autorização das autoridades competentes e de regulação portuguesas, “as quais já manifestaram a sua decisão preliminar de não oposição à operação estando pendente a sua decisão definitiva”, referindo-se ao aval da Autoridade da Concorrência.

A Prisa também destaca que a concretização da operação depende da obtenção de aprovação por parte de determinados credores financeiros da empresa, assim como a aprovação por parte da assembleia-geral de acionistas que será convocada “proximamente”.

Já a Cofina disparou 6% na bolsa de Lisboa na sessão desta terça-feira depois de ter anunciado que vai fechar a compra da Media Capital por um preço mais baixo do que o inicialmente anunciado.

A dona do Correio da Manhã, CMTV, Negócios ou Record vai comprar a dona da TVI por 205 milhões de euros, menos 50 milhões face ao anunciado a 21 de setembro.

Por volta das 9h30 desta terça-feira, a Cofina estava a subir 6,10% para 0,4000 euros. Neste momento, a empresa liderada por Paulo Fernandes sobe 5,04% para 0,3960 euros.

Na segunda-feira à noite, a Cofina anunciou que as duas empresas “acordaram na redução do preço de aquisição previsto no Contrato de Compra e Venda, que é agora de 123,2 milhões de euros, assumindo um entreprise value de 205 milhões. Deste modo, o preço máximo por ação da Media Capital previsto resultante do Contrato de Compra e Venda corresponde, agora, a 1,5406 euros (por contraposição ao montante de 2,1322 euros, divulgado no anúncio preliminar da Oferta”, segundo comunicado da empresa.

Por sua vez, a dona da Media Capital, veio a público dizer que esta “modificação reflete o acordo entre as partes para dar total certeza de execução da operação”.

“Os fundos gerados pela operação destinam-se a amortizar a dívida do grupo, acelerando o plano de desalavancamento da sociedade”, pode-se ler no comunicado da empresa espanhola.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.