[weglot_switcher]

Prisa conclui venda da participação maioritária e deixa estrutura acionista da Media Capital

Desta forma, o “processo de desinvestimento da Prisa no setor audivisual [português], de acordo com o plano da empresa em redirecionar a sua estratégia para a educação e ativos de media” está concluído, segundo o comunicado veiculado pela CMVM.
3 Novembro 2020, 11h53

A Prisa já não é acionista da dona da TVI. O grupo espanhol concluiu a alienação da participação de 64,47% que detinha na Media Capital, através da sociedade Vertix SGPS, de acordo com uma nota veiculada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira. Desta forma, o grupo que também detém o “El País” vai deixar a estrutura acionista da dona da TVI.

“Após a comunicação de informações internas […] informa-se que a Vertix, SGPS, S.A., subsidiária a 100%
da Prisa, concluiu nesta data a execução do processo de alienação das suas participações (representativa de 64,47%) na sociedade portuguesa cotada grupo Media Capital SGPS, S.A.”, adianta a nota do grupo Media Capital à CMVM.

Na segunda-feira, a dona da TVI tinha comunicado ao regulador do mercado que a Prisa já tinha concluído a alienação de 43,27% na Media Capital por 24,73 milhões de euros. Esta terça-feira, foi anunciado a venda dos restantes 21,2%.

A alienação destes 21,2% foi concretizada através “de transferências comerciais em blocos independentes de ações por um preço total de 12.117.127,78” euros. Contudo, ainda não foi comunicado à CMVM a quem foram vendidos os blocos independentes de ações que totalizam 21,2% da Media Capital.

A Prisa conseguiu encaixar ao todo 36,85 milhões de euros, valor da participação de 64,47% que o grupo detinha na Media Capital, via Vertix SGPS.

Assim, o “processo de desinvestimento da Prisa no setor audivisual [português], de acordo com o plano da empresa em redirecionar a sua estratégia para a educação e ativos de media” está concluído.

A nova estrutura acionista da Media Capital
Com a saída da Prisa (através da Vertix) da estrutura acionista da Media Capital, sabe-se para já que a Pluris Investments, controlada por Mário Ferreira, passará a ser o acionista maioritário com 30,22%.

Esta terça-feira foram confirmados mais novos acionistas na Media Capital. Segundo a CMVM, a Zenithodyssey adquiriu 10% do capital da dona da TVI. Inicialmente, Zenithodyssey tinha acordado comprar à Prisa 16% do capital da dona da TVI, mas tal não se verificou depois de a empresa ficar sem um dos seu acionistas de referência, a CIN. No último mês, a  CIN desfez-se dos 50% que detinha na Zenithodyssey e passou a negociar diretamente com a Prisa, uma negociação que culminou na compra de 11,2% da Media Capital.

À CMVM também foi comunicada a entrada da Fitas e Essências, sociedade controlada pelo sócio maioritário Stéphane Rodolphe Picciotto, na estrutura acionista da dona da TVI, com 3% do capital. A aquisição destes 3% foi confirmada hoje.

A entrada da diretora de entretenimento da TVI, Cristina Ferreira, no capital da Media Capital também foi confirmada esta terça-feira. Cristina Ferreira detém 2,5%.

Confirmada estava já a participação do International Business Group, que conta com Pedro Abrunhosa, na nova estrutura acionista com 11,9725% da empresa. Com a mesma participação (11.9725%), foi confirmada na segunda-feira a participação da Biz Partners, um consórcio de vários investidores onde se inclui o conhecido cantor Tony Carreira.

Apesar de ainda não ser oficial, o “Expresso” avançou ontem que a Triun SGPS, do empresário Paulo Gaspar, administrador da Lusiaves, será o segundo maior acionista, com 23% da Media Capital. O acordo inicial entre a Triun e a Prisa contemplava apenas 20%.

De acordo com acordos entre a Prisa e vários investidores interessados na Media Capital, assinados em setembro, entre os novos acionistas o empresário Manuel José Lemos de Ferreira Lemos também estava interessado em investir na dona da TVI. Segundo os acordos, quereria 3% do capital.

Além destes, o Abanca ainda detém 5% do capital da dona da TVI, sendo que 0,26% do capital do grupo de media continua disperso em bolsa.

[Informação atualizada após a hora da publicação com informação da CMVM sobre a identidade dos novos acionistas]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.