[weglot_switcher]

Prisa confirma negociações “em regime de exclusividade” com Cofina pela Media Capital

A Prisa e a Cofina encetaram conversações no final de julho para uma possível compra da participação do conglomerado de media espanhol na Media Capital por parte da holding detida por Paulo Fernandes. As negociações estão, oficialmente, confirmadas por ambas as partes.
15 Agosto 2019, 17h55

O conglomerado espanhol Prisa confirmou estar em negociações “em regime de exclusividade” com a Cofina para uma “potencial venda” da sua participação acionista da Media Capital, dona da TVI, de acordo com o veiculado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira, 15 de agosto. Na quarta-feira, 14 de agosto, a Cofina, liderada por Paulo Fernandes, já tinha confirmado a existência de conversações para uma potencial aquisição.

A Prisa e a Cofina encetaram conversações no final de julho para uma possível compra da participação do conglomerado de media espanhol na Media Capital por parte da holding detida por Paulo Fernandes. Estas negociações são o culminar do interesse que a Cofina tem, pelo menos, há mais de uma década na Media Capital, embora nada garanta que venha a ocorrer uma aquisição por parte da dona do Correio da Manhã.

Há muito que se falava no interesse de Paulo Fernandes na Media Capital. Após vários rumores, avanços e recuos, Cofina e Prisa estão oficialmente em negociações pela participação na Media Capital, tendo sido assinado um memorando de entendimento.

No início deste ano, a Prisa já tinha contactado potenciais compradores, como a Cofina (dona do Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios) e a Record TV (a segunda maior televisão brasileira, que tem como acionista o bispo Edir Macedo).

Em 2018, a Altice Portugal tentou comprar a Media Capital ao conglomerado espanhol, tendo apresentando 440 milhões de euros, mas o negócio foi travado pela Autoridade da Concorrência (AdC), em junho desse ano.

A AdC argumentou que o negócio iria resultar num custo estimado de 100 milhões de euros por ano aos concorrentes e, consequentemente, aos consumidores.

A Cofina e a Media Capital são dois dos maiores grupos de comunicação social do país. A Cofina detém o Correio da Manhã, o Jornal de Negócios, o Record, o Destak e o Mundo Universitário, além das revistas Sábado, Máxima e TV Guia. A CMTV é a coqueluche do grupo. A empresa de jogos e apostas online Nossa Aposta pertence à Cofina.

A Media Capital é dona dos canais TVI, TVI 24, TVI Internacional, TVI Ficção, TVI Reality e TVI África. Controla também as rádios Comercial, M80, Cidade, Smooth FM e Vodafone FM. No segmento online é dona do sítio Mais Futebol, do portal IOL, do Portugal Diário e da Agência Financeira. Detém também a produtora Plural Entertainment.

https://jornaleconomico.pt/noticias/interesse-da-cofina-na-dona-da-tvi-tem-mais-de-uma-decada-478989

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.