Prisão preventiva para ex-presidente do Peru por subornos a Odebrecht

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a construtora Odebrecht poderá estar envolvida num esquema de subornos relativos centenas de projetos e aproximadamente 788 milhões de dólares.

Jose Manuel Ribeiro/Reuters

Foi emitida uma ordem de captura nacional e internacional contra o ex-presidente Alejandro Toledo por um juiz peruano que considerou fundado o pedido de prisão preventiva. A ordem de captura foi emitida pelas suspeitas de que o ex-presidente tenha recebido 20 milhões de dólares em subornos da construtora brasileira Odebrecht.

O juiz Richard Concepción assentiu ao pedido de prisão preventiva de 18 meses solicitado pelo procurador Hamilton Castro, que acusa Alejandro Toledo dos crimes de tráfico de influências e lavagem de dinheiro, segundo a agência Lusa. Os alegados 20 milhões de dólares em subornos da construtora brasileira Odebrecht têm um valor correspondente a 18,7 milhões de euros.

Toledo foi presidente do Peru entre 2001 e 2006 e encontra-se neste momento fora do país. O político esteve no fim de semana passado em Paris, sendo que tem residência nos Estados Unidos, onde trabalha como investigador na Universidade de Stanford (Califórnia). Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a construtora Odebrecht estaria envolvida num esquema de subornos relativos a mais de uma centena de projetos em 12 países da América Latina e África, de aproximadamente 788 milhões de dólares.

Relacionadas

Construtora brasileira Odebrecht assume que fez donativos ilegais

A empresa está envolvida no escândalo de corrupção da Petrobras, que está a ser investigada no âmbito da operação Lava Jato.

Lava Jato. Odebrecht vai pôr “a boca no trombone”

Ex-presidente da Odebrecht e mais de 50 executivos e funcionários da empreiteira brasileira fecharam acordos para prestar informações à Operação Lava Jato em troca de eventuais reduções de pena. A notícia é do jornal O Globo.

Lula acusado de receber dois milhões para favorecer Odebrecht

Lula é suspeito de ter recebido dois milhões de euros da construtora liderada por Marcelo Odebrecht, alegadamente em troca do acesso a financiamentos do banco estatal BNDES para investimentos em Angola.
Recomendadas

Institutos Religiosos recebem listas de suspeitos de abusos no final de abril

As congregações e institutos religiosos em Portugal esperam receber as listas com os nomes de suspeitos de abuso sexual nestas instituições no final de abril, aquando da Assembleia Geral da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

Jovem condenado a 14 anos por homicídio em Torres Vedras no Carnaval de 2022

O jovem acusado de um homicídio, em 2022, em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, foi hoje condenado a 14 anos de prisão por homicídio simples, mas o advogado de defesa já disse que vai recorrer.

Escolha de juízes no Tribunal Constitucional atrasada por guerras entre faculdades de Direito

O “Público” avança esta terça-feira que na base do problema está uma guerra entre as faculdades de Direito de Lisboa e Coimbra, com a última a reivindicar ter mais juízes de forma a compensar a pouca representação que têm nas principais instituições nacionais.
Comentários