[weglot_switcher]

Prisão preventiva para ex-presidente do Peru por subornos a Odebrecht

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a construtora Odebrecht poderá estar envolvida num esquema de subornos relativos centenas de projetos e aproximadamente 788 milhões de dólares.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
10 Fevereiro 2017, 08h20

Foi emitida uma ordem de captura nacional e internacional contra o ex-presidente Alejandro Toledo por um juiz peruano que considerou fundado o pedido de prisão preventiva. A ordem de captura foi emitida pelas suspeitas de que o ex-presidente tenha recebido 20 milhões de dólares em subornos da construtora brasileira Odebrecht.

O juiz Richard Concepción assentiu ao pedido de prisão preventiva de 18 meses solicitado pelo procurador Hamilton Castro, que acusa Alejandro Toledo dos crimes de tráfico de influências e lavagem de dinheiro, segundo a agência Lusa. Os alegados 20 milhões de dólares em subornos da construtora brasileira Odebrecht têm um valor correspondente a 18,7 milhões de euros.

Toledo foi presidente do Peru entre 2001 e 2006 e encontra-se neste momento fora do país. O político esteve no fim de semana passado em Paris, sendo que tem residência nos Estados Unidos, onde trabalha como investigador na Universidade de Stanford (Califórnia). Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a construtora Odebrecht estaria envolvida num esquema de subornos relativos a mais de uma centena de projetos em 12 países da América Latina e África, de aproximadamente 788 milhões de dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.