[weglot_switcher]

Privacidade: Sabia que o seu telemóvel grava todos os sítios por onde anda?

A maioria dos aparelhos eletrónicos da atualidade guarda de forma automática o registo de todos os sítios por onde andou. Contudo existe uma forma de desativar essa função. Aprenda aqui a consultar (e a apagar) este histórico.
  • REUTERS / Dado Ruvic
25 Junho 2018, 11h36

Os telemóveis têm toda uma variedade de funções que acabam de uma forma ou de outra serem úteis no dia a dia. No entanto pela forma como a privacidade do seu utilizador pode ser facilmente invadida, tornam-se também perigosos. A última descoberta a este nível diz respeito a uma função do aparelho que guarda o registo de todos os locais por onde andou, bem como as datas e horas em que passou por esses locais.

Alguns desses aparelhos têm um ‘mapa’ que já se encontra ativo por defeito e regista cada passo que dá. Contudo existem formas para desativar esta funcionalidade. No caso dos sistemas operativos iOS, para ver o registo das suas localizações, terá de ir ao menu das “definições”, depois ir para “privacidade” e por fim clicar em “serviços de localização”.

Depois procure por “serviços do sistema” e verá quais as funcionalidades do aparelho que registam os locais onde esteve. Este serviço pode então ser desligado. Para isso, basta desativar os serviços de localização que através de dados de wi-fi, hotspots, “GPS” e torres de telecomunicações permitem ao aparelho ter sempre a sua localização aproximada.

Os telemóveis com sistema android utilizam a conta de utilizador do “Google” e a sua localização apenas ficará registada quando estiver ligado à internet. Se estiver sempre ligado, o aparelho vai guardar constantemente as suas localizações. Através da sua conta do “Google”, poderá entrar na opção “histórico de localizações” e aceder ao mapa com os locais onde esteve.

A partir daí vai ter acesso ao percurso que fez até cada um desses locais. Neste tipo de aparelhos, a forma de desativar esta funcionalidade irá depender do tipo de versão do telefone. Para saber como o fazer, vá à página da Google e encontrará lá a indicação acerca da forma de desativar esta funcionalidade, ou pode escolher apagar todos os locais onde esteve, ou apenas alguns.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.