[weglot_switcher]

Problema na integração de refugiados cria tensão entre BE e Governo

O diferendo resulta de uma alegada ineficácia do programa de acolhimento português: dos 1500 refugiados acolhidos, 820 abandonaram o país.
6 Dezembro 2017, 10h06

A integração de refugiados abre nova frente de tensão entre Bloco de Esquerda (BE) e Governo, noticia o Diário de Notícias esta quarta-feira. O diferendo poderá ser o resultado da ineficácia do programa de acolhimento português. Dos 1500 refugiados acolhidos, 820 já abandonaram o país.

O BE exige que o Governo, divulgue o relatório de avaliação do programa de acolhimento de refugiados por que está, segundo o DN, “preocupado” com a falta de informação sobre este balanço, previsto num projeto de resolução proposto pelos bloquistas em maio e aprovado por unanimidade no parlamento.

O deputado José Manuel Pureza, afirmou ao diário que “apesar de o prazo para esta divulgação ser o final do ano, existe preocupação com a falta de sinais do governo” sobre esse compromisso. O gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, por usa vez, garante que o relatório “está em fase de conclusão e será remetido à Assembleia da República dentro dos prazos estabelecidos”.

Esta exigência do BE revela-se como mais uma frente de tensão, dias depois do episódio sobre a taxa energética, na discussão do Orçamento de Estado para 2018, que levou bloquistas a acusarem o governo de deslealdade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.