[weglot_switcher]

Problema numa asa obriga Boeing a deixar 50 aviões em terra

A empresa de aviação norte-americana encontrou uma zona junto da asa do modelo 737 NG, que é propensa a fissuras e já levou várias companhias a iniciarem as inspeções deste modelo.
31 Outubro 2019, 12h00

A detetação de um problema junto da asa do modelo 737 NG da Boeing obrigou a empresa de aviação norte-americana a deixar 50 aviões em terra, segundo avança a agência internacional “AFP“, esta quinta-feira, 30 de outubro.

A zona junto da asa deste modelo que é propensa a fissuras foi encontrado pela companhia australiana Qantas, que levou desde logo a uma inspeção de todos os aparelhos daquele modelo que compõe a atual frota. Além da Qantas, este procedimento já está a ser seguido por outras companhias aéreas a nível mundial que têm nas suas frotas o modelo 737 NG.

Os reguladores norte-americanos de aviação deram no mês passado, ordem de inspeções a todos os 737 NG com mais de 30 mil voos. A companhia australiana Qantas já veio a público assumir que não tem na frota nenhum aparelho deste modelo com mais de 30 mil voos, já que o avião no qual foi detetada a fissura tinha menos de 27 mil voos.

Segundo a Boeing, as fissuras foram encontradas numa peça em forma de garfo de pickles denominada ‘pickle fork’, que faz a ligação com a asa e ajuda a distribuir o peso da fuselagem do avião. Um caso que acontece dois dias após a empresa de aviação ter admitido “erros” nos acidentes mortais com os modelo 737 Max 8 na Indonésia e na Etiópia, que provocaram a morte a mais de 300 pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.