[weglot_switcher]

Problema sem solução? Coreia do Norte não confia nos EUA nem para negociar

EUA queriam o fim do programa nuclear por parte da Coreia do Norte mas os norte-coreanos recusam-se a negociar e acusam os norte-americanos de promover um estratagema.
19 Dezembro 2017, 17h23

O Governo da Coreia do Norte recusou esta quarta-feira a oferta do secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, para abrir um processo de diálogo entre estes países sem condições prévias, tendo sublinhado que não tem qualquer interesse em renunciar o seu programa nuclear.

O chefe da diplomacia norte-americana referiu na semana passada que os Estados Unidos estão prontos para iniciar conversações com a Coreia do Norte “sem condições prévias”, uma declaração encarada como uma reviravolta na política mantida até agora pelo presidente norte-americano, Donald Trump. Dias depois, o secretário de Estado norte-americano assegurou que a Coreia do Norte deve abandonar o seu “comportamento ameaçador” antes de iniciar um diálogo.

Rodong Sinmun, o jornal oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, assegurou que não há mudanças na política do Governo relativamente às armas nucleares, independentemente da oferta de diálogo feita por Washington. “Os Estados Unidos estão a tentar imputar-nos a responsabilidade das tensões na península da Coreia com o seu diálogo ofensivo”, sublinhou o diário oficial do regime liderado por Kim Jong Un, segundo informações da agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.