“Processo tem sido extraordinário”. Costa assinala um ano desde o arranque do processo de vacinação

O primeiro-ministro assinalou hoje o “momento histórico” da administração da primeira vacina contra a Covid-19 em Portugal, há um ano, e renovou o apelo à vacinação, frisando que salva vidas.

José Coelho / Lusa

Foi exatamente há um ano que os olhos dos portugueses recaíam sobre sobre as mãos da enfermeira Ana Ribeiro e o braço de António Sarmento, professor e médico do Hospital de São João. Ela foi a primeira a vacinar, ele o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Portugal.

O aniversário deste momento histórico foi assinalado pelo primeiro-ministro António Costa que, na rede social Twitter, caracterizou o processo de vacinação como “extraordinário”.

“Faz hoje um ano que foi administrada a primeira vacina contra a #COVID19 em #Portugal. Recordo o olhar de esperança do Prof. António Sarmento, médico do Hospital de São João, o primeiro vacinado no nosso país, e as suas palavras de confiança e serenidade nesse momento histórico”, escreve Costa na sua publicação.

Neste momento, Portugal soma mais de 88% da população vacinada contra a Covid-19, sendo que decorre neste momento a administração da terceira dose e ainda a vacinação contra as crianças. E apesar de já não se encontrar na posição cimeira (entre setembro e dezembro, o país foi o mais vacinado no mundo, de acordo com os dados do “Our World in Data”), Portugal continua com uma cobertura vacinal extensa. Atualmente, Portugal tem 8,6 milhões de pessoas com a vacinação primária completa e 2,6 milhões com a dose de reforço, mas o desafio não está terminado.

 

Relacionadas

Vacinação na UE começou há um ano e já chegou a mais de 78% dos adultos

A vacinação na União Europeia (UE) arrancou há precisamente um ano, estando mais de 78% dos adultos totalmente vacinados, assinalou esta segunda-feira a presidente da Comissão Europeia, pedindo que os Estados-membros continuem este “longo caminho” com doses de reforço.

Os principais momentos de um ano de vacinação em Portugal

Considerada a principal “arma” para vencer a pandemia, a vacinação contra a Covid-19 arrancou em 27 de dezembro de 2020, com Portugal a ser considerado uma referência mundial pela elevada taxa de pessoas vacinadas.
Recomendadas

França a crescer em Portugal

Escassas duas semanas depois de termos celebrado os 200 anos da primeira Constituição portuguesa, assinada em 23 de setembro de 1822, é forçoso reconhecer que o liberalismo português que lhe deu origem se inspirou nas melhores ideias saídas da Revolução Francesa, por sua vez impregnada do Iluminismo de Voltaire, Montesquieu e Rousseau.

SIC: Alargamento da dedução dos juros da habitação em sede de IRS poderá abranger mais de 660 mil famílias

Segundo a SIC Notícias, se a medida for incluída no Orçamento do próximo ano, como se espera, poderá abranger mais de 660 mil famílias. 

OE2023: PAN critica “rumo de desvalorização salarial” da função pública

A porta-voz do PAN criticou hoje a proposta de aumentos salariais para a função pública, apontando um “rumo de desvalorização salarial” e alertando que os funcionários públicos “viverão com menos recursos” no próximo ano.
Comentários