[weglot_switcher]

“Processo tem sido extraordinário”. Costa assinala um ano desde o arranque do processo de vacinação

O primeiro-ministro assinalou hoje o “momento histórico” da administração da primeira vacina contra a Covid-19 em Portugal, há um ano, e renovou o apelo à vacinação, frisando que salva vidas.
  • José Coelho / Lusa
27 Dezembro 2021, 13h27

Foi exatamente há um ano que os olhos dos portugueses recaíam sobre sobre as mãos da enfermeira Ana Ribeiro e o braço de António Sarmento, professor e médico do Hospital de São João. Ela foi a primeira a vacinar, ele o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Portugal.

O aniversário deste momento histórico foi assinalado pelo primeiro-ministro António Costa que, na rede social Twitter, caracterizou o processo de vacinação como “extraordinário”.

“Faz hoje um ano que foi administrada a primeira vacina contra a #COVID19 em #Portugal. Recordo o olhar de esperança do Prof. António Sarmento, médico do Hospital de São João, o primeiro vacinado no nosso país, e as suas palavras de confiança e serenidade nesse momento histórico”, escreve Costa na sua publicação.

Neste momento, Portugal soma mais de 88% da população vacinada contra a Covid-19, sendo que decorre neste momento a administração da terceira dose e ainda a vacinação contra as crianças. E apesar de já não se encontrar na posição cimeira (entre setembro e dezembro, o país foi o mais vacinado no mundo, de acordo com os dados do “Our World in Data”), Portugal continua com uma cobertura vacinal extensa. Atualmente, Portugal tem 8,6 milhões de pessoas com a vacinação primária completa e 2,6 milhões com a dose de reforço, mas o desafio não está terminado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.