[weglot_switcher]

Procura por painéis solares dispara com subida dos preços da luz e do gás

Esta corrida a outras fontes de energia, explicada pela subida dos preços do gás e da eletricidade, deverá crescer 180% este ano face a 2021, segundo dados recolhidos pela Fixando.
29 Agosto 2022, 16h11

A procura pelas energias renováveis em Portugal subiu 137% em julho face ao período homólogo, de acordo com dados reunidos pela plataforma online de serviços Fixando.

Esta corrida a serviços e produtos de outras fontes de energia, explicada pela subida dos preços do gás e da eletricidade, deverá crescer 180% este ano face a 2021, com base no atual registo da plataforma.

“Com efeito, os preços praticados pelos profissionais e empresas têm crescido exponencialmente, sobretudo devido à escassez de mão de obra e de materiais”, escreve a empresa numa nota de imprensa a propósito da análise, que envolveu 2600 de utilizadores e 1200 especialistas, entre 1 de julho e 25 de agosto deste ano.

De acordo com a Fixando, no ano passado, a instalação de painéis solares custava 420 euros por serviço, tendo subido 40,5% para cerca de 590 euros por serviço.

“Este aumento da procura surge num momento em que as famílias portuguesas estão cada vez mais preocupadas com as variações nos custos das energias e procuram investir em alternativas, não só mais sustentáveis, mas também que lhes garantam algum alívio nas despesas mensais”, justifica a diretora de Novos Negócios da Fixando, Alice Nunes.

Lisboa (17%), Porto (15%), Setúbal (10%), Aveiro (9%), Braga (8%) e Leiria (8%) lideram a lista de distritos com maior procura.

“89% dos utilizadores procura estes serviços para casas com áreas superiores a 100 metros quadrados, apesar do aumento dos preços, 42% refere que pretende ter os painéis solares ligados à rede, com apenas 25% a preferir uma ligação própria”, detalha a plataforma no mesmo comunicado.

Contudo, a oferta no mercado não responde ao número de pedidos, alerta a Fixando, revelando que 55% das solicitações da plataforma não obtiveram resposta.

“Apesar do crescente interesse dos consumidores em optar por serviços de energias renováveis e sustentáveis, a oferta no mercado não é suficiente para responder aos pedidos”, explica.

“Ainda que, desde o início do ano, o número de empresas e especialistas a oferecerem serviços relacionados com Energias Renováveis e Sustentabilidade tenha crescido 19% face a 2021, menos de 10% estão disponíveis de momento para aceitar novas marcações”, é ainda referido no mesmo comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.