[weglot_switcher]

Produção automóvel deverá atingir quase o dobro até 2020

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) estima que sejam produzidas 240 mil unidades este ano e, dentro de dois anos, a associação acredita que a produção nacional possa duplicar o atual número de veículos produzidos.
31 Janeiro 2018, 15h55

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) prevê que a produção de veículos cresça 37% este ano, dando continuidade à recuperação verificada em 2017. A associação que representa o setor automóvel em Portugal estima que sejam produzidas 240 mil unidades este ano e, dentro de dois anos, a ACAP acredita que a produção nacional possa duplicar o atual número de veículos produzidos.

“A ACAP faz uma avaliação muito positiva da evolução do setor e a expectativa é de que esta se venha a manter”, afirmou Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, em conferência de imprensa. “A expectativa é que, em 2020, a produção nacional de automóveis venha a atingir as 300 mil unidades, duplicando o volume de produção registado em 2017, que se fixou em 175 mil veículos produzidos”, sublinha.

Os dados revelados pela ACAP mostram que a produção automóvel fechou o ano a crescer 22,7%, rompendo com uma tendência de quebra no setor que se vinha a verificar nos últimos dois anos. Entre janeiro e dezembro de 2017 foram produzidos em Portugal 175.544 veículos automóveis, sendo que 95,9% dos veículos fabricados tiveram como destino o mercado externo, o que terá contribuído para a balança comercial portuguesa.

A Europa continua a ser o principal importador da produção automóvel nacional. Em 2017, o bloco europeu totalizado 86,5% das exportações portuguesas neste setor, sendo a Alemanha (20,6%), Espanha (13,1%) e França (11,9%) os três principais compradores. Fora da Europa, a Ásia foi a região para onde foram exportados o maior número de veículos, com especial destaque para a China (9,4%).

Na agenda para este ano, a ACAP tem como prioridades o fim do limite de mil unidades nos incentivos aos carros elétricos e a dedução do IVA das despesas com veículos híbridos a gasolina. Além disso, a associação quer ainda avançar com a implementação da matrícula online, para simplificar o processo de registo das viaturas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.