[weglot_switcher]

Produção de sidra na Madeira ascendeu aos 45.725 litros no ciclo de 2021/2022

São 27.725 litros da Sidraria de Santo António da Serra e 18 mil litros na Sidraria dos Prazeres, revela a secretaria regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
26 Maio 2022, 14h10

A produção de sidra da Madeira IG, durante o ciclo de 2021/2022, teve um total de 45.725 litros, sendo 27.725 litros da Sidraria de Santo António da Serra e 18 mil litros na Sidraria dos Prazeres. Quanto à laboração total de maçãs, esta atingiu os 67. 855 Kg, revelou a Secretaria regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A informação surge no contexto da promoção do Concurso Europeu de Sidras Naturais de 2022, uma competição realizada na Madeira no dia 3 de junho, mais precisamente no Hotel Savoy Saccharum, e contará com a presença de um painel multidisciplinar de 22 especialistas de diferentes proveniências que avaliarão a qualidade das sidras submetidas a prova.

O evento é uma iniciativa da secretaria regional da Agricultura através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), e visa celebrar a tradição secular de consumo de sidra na Ilha, e também “o esforço dos produtores na recuperação das variedades regionais”, afirma a entidade regional em comunicado, acrescentando que, com esta iniciativa, “a Madeira cria assim uma oportunidade de reconhecimento e posicionamento das suas Sidras e abre-se ao mercado europeu através de um evento que é para prosperar nos próximos anos.”

Entre o painel de jurados destacam-se escanções, membros especializados da Câmara de Provadores AgroSenseLab, chefes executivos, docentes da Universidade da Madeira, impressa regional e nacional e produtores locais e europeus de Sidra.

Os galardoados serão apresentados num jantar que irá decorrer a 27 de junho.

Paralelamente, no Dia Internacional da Sidra vai acontecer também o ‘Cider Fest’, no Colégio dos Jesuítas, que arrancará com uma conserva em torno da Sidra, a partir das 15h30, para dar a conhecer mais sobre o setor sidrícola e medidas da Secretaria de Agricultura nos últimos anos nesse sentido, através de um painel de diversas personalidades, com moderação do jornalista Luís Reis.

As celebrações irão terminar por volta das 18h00 com um momento musical nos jardins do Colégio dos Jesuítas.

As inscrições podem ser realizadas aqui. Há vagas limitadas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.