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Produtores de pera rocha querem exportar 100 milhões de euros

O Projeto de Promoção Global da pera rocha nos mercados externos foi desenhado pela ANP para reforçar as exportações em cinco mercados considerados estratégicos: Alemanha, França, Reino Unido, Brasil e Espanha.
20 Janeiro 2018, 16h09

Os produtores de pera rocha querem chegar aos 100 milhões de euros de exportações em 2019.

Com as ações de promoção e divulgação previstas, a ANP – Associação Nacional de Produtores de pera rocha espera alcançar os 100 milhões de euros de exportações em 2019, o que equivaleria a um crescimento de 21% face ao valor atual das vendas internacionais deste fruto nacional.

Segundo a ANP, entre janeiro e novembro de 2017 as exportações de pera rocha ultrapassaram os 82,4 milhões de euros, um aumento de 19% em comparação com 2016.

Uma das mais importantes ações de promoção da ANP durante este ano iniciou-se ontem, com a presença na Semana Verde de Berlim, que se prolongará até 28 de janeiro.

“Esta é uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura e junta, todos os anos, mais de 1.600 empresas e organizações de todo o mundo”, destaca um comunicado da ANP.

De acordo com esse documento, a presença em Berlim pretende divulgar a pera rocha junto dos consumidores alemães e insere-se no Projeto de Promoção Global da pera rocha nos mercados externos, desenhado pela ANP para reforçar as exportações em cinco mercados considerados estratégicos: Alemanha, França, Reino Unido, Brasil e Espanha.

“O objetivo é valorizar este fruto português, aumentando a sua visibilidade fora do país”, sublinha a ANP.

Neste momento, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Marrocos são, por esta ordem, os principais destinos da pera rocha e absorveram 81% do valor das exportações entre janeiro e novembro de 2017.

O mercado alemão em particular registou um crescimento de 90%, atingindo perto de 8,2 milhões de euros em exportações no mesmo período.

O Projeto de Promoção Global da Pera Rocha nos Mercados Externos da ANP é cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Prevê um investimento global de 430.902 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e inclui a realização de ações de promoção e comunicação.

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