[weglot_switcher]

Professor da UMinho integra painel de avaliação da NASA

O presidente da Escola de Engenharia torna-se o único português a pertencer ao restrito grupo de seis dezenas de cientistas do mundo inteiro que têm voz em tão importante matéria.
12 Setembro 2021, 18h30

Pedro Arezes, professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, é a prova de que com paixão pelo que se faz, dedicação e muito trabalho, é sempre possível ir mais além. Preside à Escola de Engenharia desde 2019, onde é professor catedrático de Ergonomia e Fatores Humanos, e vai integrar o painel de revisores da NASA para propostas de investigação sobre as missões humanas no espaço. Aos 48 anos de idade torna-se, assim, o único português a pertencer ao restrito grupo de seis dezenas de cientistas do mundo inteiro que têm voz em tão importante matéria. A saúde e o desempenho da tripulação são fundamentais para o sucesso da exploração humana para além da órbitra da Terra.

Minhoto, natural de Barcelos, a viver na cidade berço de Guimarães há mais de 30 anos, é doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho, tendo também desenvolvido trabalhos de pós-doutoramento na holandesa TU Delft, e nos norte-americanos MIT e Universidade de Harvard.

Há década e meia lidera o grupo de investigação em Ergonomia & Fatores Humanos no Centro Algoritmi, onde coordenou e colaborou em mais de meia centena de projetos de Investigação e Desenvolvimento. Publica regulamente em revistas científicas internacionais indexadas, sendo autor de mais de 130 artigos. Ao longo da sua carreira académica e científica tem obtido reconhecimento e sido premiado não só em Portugal, mas também em Espanha, Brasil, Estados Unidos e Turquia. Desde 2016 é também diretor do Programa MIT-Portugal.

Recentemente esteve envolvido num trabalho conjunto com o MIT sobre o desenho de fatos espaciais em missões de longa duração, como a missão tripulada a Marte, que terá sido o passaporte para o convite que agora recebeu da NASA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.