Professores e educadores paralisam esta sexta-feira em todo o país

Aposentação e, também, a pré-reforma, regularização da carreira e “concursos justos” encabeçam as prioridades reivindicativas da Fenprof e constituem os objetivos da greve nacional.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) confirmou ao Jornal Económico a greve nacional desta sexta-feira, 11 de dezembro, que junta educadores de infância e professores do ensino básico e secundário e engloba tanto o ensino presencial como à distância.

A alteração dos requisitos da aposentação, a aprovação de um regime de pré-reforma a que os professores adiram, a reposição da legalidade nos horários de trabalho, a revisão do regime de concursos e a recomposição da carreira docente contabilizando todo o tempo de serviço são as principais exigências dos professores. A questão da segurança no trabalho e a importância de garantir a segurança sanitária nas escolas também figuram no caderno reivindicativo.

“A incapacidade dos responsáveis do Ministério da Educação para dialogar e negociar está na origem do agravamento de problemas como o envelhecimento, a sobrecarga de horário e de trabalho e o desgaste daí resultante, a precariedade ou todas as injustiças que marcam o atual estado da carreira docente, tudo isto contribuindo para que a profissão perca atratividade, os jovens se afastem dela e já se sinta uma significativa falta de professores em várias regiões do país”, justifica a Fenprof.

O secretário-geral Mário Nogueira, lembra que, desde o início da legislatura, a federação “insiste na necessidade de negociar várias questões importantes para os professores e para a melhoria das suas condições de trabalho” , acrescentando que quer negociar. “Está na hora de quebrar o bloqueio!”, sublinha.

Segundo um inquérito ‘online’ , realizado pela Fenprof, ao qual responderam 5.218 educadores e professores do ensino obrigatório de todo o país, 88,3% dos professores defendem que é preciso continuar a lutar.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 29 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

Banco Montepio e Junior Achievement Portugal promovem concurso para alunos do secundário

O Banco Montepio e o Junior Achievement Portugal (JAP) promoveram concurso para alunos de escolas secundárias nacionais, a designada 2.ª edição do Social Innovation Camp.
Comentários