Professores voltam a fazer espera ao Conselho de Ministros

Professores afetos à FENPROF concentram-se esta quinta-feira pelas 11h00 junto à Presidência do Conselho de Ministros, onde o governo voltará a debater a questão do descongelamento das carreiras.

Professores afetos aos sindicatos da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) concentram-se esta quinta-feira, 20 de dezembro, junto à Presidência do Conselho de Ministros, na Rua Gomes Teixeira, em Lisboa onde o governo voltará a debater a questão do descongelamento das carreiras.

Cá fora uma grande Árvore de Natal  ostentará as exigências palavras de ordem como “Respeito”, “Justiça”, “Equidade”, entre outras, a maior de todas “9A 4M 2D”, isto é, o tempo de serviço que os professores exigem venha a ser contando para efeitos de tempo de serviço.

Na base da árvore estarão caixas vazias, tão vazias como as medidas tomadas pelo governo em relação a aspetos como: aposentação, combate à precariedade, horários de trabalho, tempo de serviço…

O Conselho de Ministros deverá aprovar esta quinta-feira alterações ao decreto-lei que aprovou, sem negociação, em 4 de outubro. Os professores querem ver reconhecidos para efeitos de progressão da carreira o total de nove anos, quatro meses e dois dias de tempo de serviço congelado, mas o governo quer reconhecer apenas dois anos, nove meses e 18 dias do tempo de serviço congelado.

Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof afirma que os professores não vão baixar os braços e vão manter a exigência de recuperação integral do tempo de serviço cumprido. Uma posição reforçada pela decisão de recuperação dos nove anos, quatro meses e dois dias pelos governos regionais da Madeira e dos Açores.

 

 

Recomendadas

Assinala-se esta segunda-feira o Dia Europeu do Ex-Fumador

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado a 26 de setembro, em todos os Estados-Membros da UE, com o objetivo de felicitar todos os que se tornaram ex-fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar, bem como sensibilizar o público para questões de saúde.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Costa anuncia reforço de 1100 efetivos para os quadros da PJ até 2026 (com áudio)

António Costa fez este anúncio na parte final do seu discurso na cerimónia de aceitação de 97 novos inspetores da PJ, em Lisboa, numa sessão em que também usaram da palavra o diretor nacional desta polícia, Luís Neves, e a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.
Comentários