[weglot_switcher]

Programa atribui 700 euros por mês para empreendedorismo jovem

O prazo para candidatura ao programa termina dia 6 de março.
21 Fevereiro 2017, 16h25

O Instituto Português do Desporto e da Juventude abriu as candidaturas para o programa NEET (“Neither in Employment nor in Education or Training”), um programa que pretende promover e apoiar o empreendedorismo junto dos jovens entre os 18 e 29 anos que nem estudam nem trabalham.

Apoiado por fundos europeus e com uma dotação de 5 milhões de euros, o programa aceita jovens que cumpram os requisitos de participação até ao próximo 6 de março, dia em que terminam as candidaturas.

“Os critérios de seleção dos projetos, no final, terão a ver com o potencial de empregabilidade, a relevância do projeto para a comunidade local e a própria sustentabilidade do projeto, sendo estes parâmetros avaliados por um júri composto por entidades externas”, avança Carlos Manuel Pereira, membro do Conselho Diretivo da entidade que promove o programa, segundo revelam os meios de comunicação.

Há 135 vagas a preencher nesta primeira fase do programa que, durante seis meses, vai atribuir aos jovens uma bolsa mensal de 700€ para que aprendam a pensar como verdadeiros empresários e desenvolvam um projeto de negócio que, no final, pode ser escolhido e apoiado para que se concretize.

“Na primeira ação, os jovens terão 250 horas de formação na área do empreendedorismo e aprenderão a realizar um plano de negócios. Na segunda parte, esse plano para negócios de cariz económico ou social (pode ser uma associação juvenil, por exemplo) será avaliado e serão selecionados 90 para ter um apoio de 10 mil euros para avançar”, explica Carlos Manuel Pereira.

Desde a abertura do programa já foram selecionadas 60 candidaturas entre 501 registos no site.

O número máximo de registos de inscrição são mil, um número que o instituto pretende atingir nas próximas duas semanas de forma a preencher as 315 vagas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.