Programa CMU Portugal leva investigadores portugueses aos Estados Unidos

Os Investigadores foram selecionados para usufruir de bolsas atribuídas no âmbito da iniciativa “Visiting Faculty and Researchers Program”.

São 10 os investigadores portugueses que irão à Carnegie Mellon University (CMU) em Pittsburgh, Estados Unidos da América (EUA), desenvolver trabalhos de investigação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) apoiados pelo Programa CMU Portugal e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Os investigadores foram selecionados para usufruir de bolsas atribuídas no âmbito da iniciativa “Visiting Faculty and Researchers Program” do Programa Carnegie Mellon Portugal, que lhes permite estar até quatro meses na CMU para colaborar em atividades de investigação e ensino com colegas da CMU e ampliar as redes de contacto nas suas áreas de referência.

Na edição deste ano vão participar investigadores da Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e da Universidade da Madeira que irão colaborar com seis departamentos na CMU incluindo o Human-Computer Interaction Institute, Computer Science, Department of Electrical and Computer Engineering, Department of Psychology, Institute for Software Research e Department of Mechanical Engineering.

De acordo com os co-diretores nacionais do programa Nuno Nunes e Rodrigo Rodrigues “esta é uma ótima oportunidade para professores e investigadores portugueses trabalharem directamente com pares das suas áreas na CMU e abrir assim portas para futuras colaborações entre ambas as partes”. “O facto de na altura da candidatura já estar identificado um anfitrião que os acolherá no seu departamento ou equipas, é sem dúvida uma das grandes mais-valias desta iniciativa”, sublinham.

PCGuia
Recomendadas

Das gomas com nutrientes ao chocolate de microalgas. Startups e investigadores estão a mudar a alimentação

“Temos de mudar. Os nossos sistemas alimentares vão ter de mudar, porque os enormes desafios que existem neste momento para a sociedade são prementes”, alertou esta terça-feira Paulo Monteiro Marques, administrador da associação Colab4Food e assessor da direção da Sumol+Compal.

Weezie. Startup entra no mercado norte-americano através de operadora de telecomunicações

Os primeiros passos da empresa do Porto nos Estados Unidos estão a ser dados através de um acordo com a fornecedora de serviços de Internet de Kentucky, a ZetaLink.

Bright Pixel lidera investimento de 20 milhões na tecnológica britânica Seldon (com áudio)

A ex-Sonae IM encabeçou o financiamento (série B) que também contou com a participação das sociedades de capital de risco Albion VC, Cambridge Innovation Capital e Amadeus Capital Partners, anteriores investidores desta empresa de operações de ‘machine learning’.
Comentários