Programa COHiTEC. Candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas à edição 2016 do programa COHiTEC, da COTEC Portugal. O prazo para submissão de candidaturas termina a 15 de janeiro de 2016. O Programa COHiTEC é uma ação de formação destinada a investigadores de instituições de Investigação & Desenvolvimentos nacionais que pretendam avaliar o potencial comercial das tecnologias que desenvolveram no […]

Estão abertas as candidaturas à edição 2016 do programa COHiTEC, da COTEC Portugal. O prazo para submissão de candidaturas termina a 15 de janeiro de 2016.

O Programa COHiTEC é uma ação de formação destinada a investigadores de instituições de Investigação & Desenvolvimentos nacionais que pretendam avaliar o potencial comercial das tecnologias que desenvolveram no âmbito da sua investigação, bem como adquirir competências nas áreas do empreendedorismo qualificado e da comercialização de novas tecnologias.

Ao longo de quatro meses, os participantes criam conceitos de produto para a tecnologia proposta pelos investigadores e desenvolvem um projecto de negócios para esse conceito de produto.

Além dos investigadores, as equipas participantes incluem estudantes de gestão e mentores e são apoiadas por consultores de universidades norte-americanas (North Carolina State, Brown e Rutgers) e têm acesso a formação em comercialização de tecnologias, abrangendo temas como Gestão de Equipas, Propriedade Intelectual, Finanças e Desenvolvimento de Negócios.

Até dezembro, o Programa COHiTEC irá percorrer em roadshow as principais universidades e centros de investigação do país, incentivando investigadores a candidatarem-se a esta formação com os seus projetos. As candidaturas aceites serão conhecidas em fevereiro.

Durante os 12 anos do Programa COHiTEC já participaram neste Programa mais de 450 investigadores, 230 estudantes de gestão e 100 mentores. Os 151 projetos de negócio apresentados nas sessões de encerramento do programa deram origem a 26 startups, as quais conseguiram atrair, até à data, investimento num valor superior a 35 milhões de euros.

O Programa COHiTEC é uma iniciativa da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, que conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa Capital, sendo que esta última entidade investe anualmente em duas startups provenientes do COHiTEC, um montante de 100 mil euros em cada. Os parceiros de formação do Programa são a Porto Business School e a Nova School of Business and Economics, bem como docentes das universidades norte-americanas de North Carolina State, Brown e Rutgers.

OJE

Recomendadas

Binter e Embrar fecham compra de cinco novas aeronaves por mais de 369 milhões de euros

As duas primeiras unidades estão previstas para chegar às Ilhas Canárias em novembro de 2023.

Manuel Champalimaud compra à Novares a área de injeção de plásticos para a indústria automóvel

A aquisição visa reforçar posição do Grupo Champalimaud no sector dos componentes de plástico decorativo e de interface para a indústria automóvel.

PremiumAmazon diz que “continua a fazer investimentos” de cloud em Portugal

A empresa norte-americana de computação na nuvem Amazon Web Services (AWCS)está a desenvolver um centro de dados no país, mas não se compromete com uma data de abertura.