O programa de estágios internacionais INOV Contacto da AICEP, apoiado pela União Europeia, realiza-se este ano em parceria com o ISEG. Dirigido a candidatos com formação superior que tenham motivação para desenvolver carreira internacional, o programa mobiliza 200 jovens portugueses, que entre os dias 27 e 30 de janeiro vão receber formação intensiva desenhada em colaboração com o ISEG.
Durante esses quatro dias, os jovens verão abordados assuntos como o futuro das organizações no século XXI e as competências de liderança e empreendedorismo e no final ficarão a conhecer o destino onde vão realizar o estágio.
Além de terem asseguradas as viagens de ida e volta entre Portugal e o país de destino, os participantes no INOV Contacto recebem uma bolsa de formação mensal, subsídio de refeição e subsídio de alojamento, que varia entre os 1.500 e os 1.800 euros líquidos, de acordo com o índice de custo de vida da ONU, publicado para os países de destino.
Nas 23 edições anteriores, o INOV Contacto colocou cerca de seis 6 mil estagiários em 1.200 empresas e organizações de todas as áreas profissionais em 82 países, que vão dos Estados Unidos, até ao Irão, passando por Espanha, Brasil, Moçambique, China, Reino Unido, Namíbia, Gana e Cazaquistão, Irão.
Nas primeiras quatro semanas após concluírem o estágio, 60% dos participantes encontra emprego, seja na empresa de acolhimento ou numa nova entidade, refere a AICEP em comunicado enviado às redações.