Programa Promove 2023 da Fundação la Caixa e BPI abre candidaturas de projetos para interior

O BPI dá conta que em quatro edições, o Programa Promove já apoiou 46 projetos e 22 ideias inovadoras, num valor total de perto de 7,6 milhões de euros. Deste montante, 2,5 milhões foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto, através do qual, desde 2021, a FCT iguala a contribuição da Fundação la Caixa.

Cristina Bernardo

A 5ª edição do Programa Promove da Fundação la Caixa e BPI vai apoiar projetos e ideias destinadas a impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal.

Em comunicado o banco explica que “estão abertas as candidaturas à edição de 2023 do Programa Promove, uma iniciativa da Fundação la Caixa, em parceria com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O concurso atribui apoios a fundo perdido a projetos piloto, projetos de I&D mobilizadores e ideias inovadoras, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal”.

O prazo de candidatura decorre até 24 de janeiro de 2023.

“Os projetos piloto e as ideias deverão centrar-se nos domínios de gestão de recursos naturais, criação de novos polos de desenvolvimento e atração de turistas e novos residentes. Os projetos I&D mobilizadores deverão estar enquadrados em domínios estratégicos identificados pelo Governo português para o desenvolvimento do interior, nomeadamente águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais”, lê-se no comunicado.

Nesta edição de 2023, mantém-se a participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), numa parceria iniciada em 2020, “visando a promoção de projetos de I&D que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior, tendo por base o conhecimento e a inovação numa perspetiva de valorização dos recursos e competências locais e de reforço dos recursos humanos qualificados”, avançam as instituições.

O BPI dá conta que em quatro edições, o Programa Promove já apoiou 46 projetos e 22 ideias inovadoras, num valor total de perto de 7,6 milhões de euros. Deste montante, 2,5 milhões foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto (matching funds), através do qual, desde 2021, a FCT iguala a contribuição da Fundação la Caixa.

Tal como nos anos anteriores, a edição 2023 do Programa Promove apoia três tipos de iniciativas. Os projetos-piloto inovadores com apoios até 150 mil euros; projetos de I&D mobilizadores com apoios até 250 mil euros e ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores onde o prémio é de 5.000 euros.

Recomendadas

Black Friday faz volume de pagamentos com Ifthenpay aumentar 18% em novembro

A Ifthenpay, empresa portuguesa especializada e líder de mercado em pagamentos digitais para empresas, anunciou que registou um crescimento de mais 18% ao longo do mês de novembro na movimentação financeira através dos seus pagamentos digitais (+95,5 milhões de euros), e por comparação com período homólogo do ano anterior.

BPI distribui presentes de Natal a crianças no país

A edição de 2022 deverá mobilizar milhares de pessoas – entre trabalhadores sociais, voluntários, colaboradores e clientes do banco – para realizar os desejos de crianças apoiadas por instituições sociais que lutam contra a pobreza infantil em todo o país.

Exigir participação de mulheres em conferências é o novo grito pela igualdade

O BNP Paribas Portugal assumiu o compromisso de garantir 40% de mulheres no Comité Executivo do Banco e no G100 até 2025 e de não participar em conferências em cujos painéis não estejam mulheres. Acordo com movimento francês Jamais Sans Elles foi oficializado no dia 10 de novembro.
Comentários