[weglot_switcher]

Projeto de Igualdade Salarial da AHRESP é referência de boas práticas na Europa

O Projeto “Revalorizar o Trabalho para Promover a Igualdade” visa desenvolver e testar uma metodologia de análise de funções, centrada no valor do trabalho.
4 Novembro 2017, 19h00

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) , no âmbito do Dia Nacional da Igualdade Salarial, comemorado a 1 de novembro, vem sublinhar a atualidade do trabalho que já desenvolveu nesta área e que é reconhecido como uma referência de boas práticas, a nível europeu.

Estamos a falar do Projeto “Revalorizar o Trabalho para Promover a Igualdade” que visou, precisamente, desenvolver e testar uma metodologia de análise de funções, centrada no valor do trabalho, que permitisse a aplicação do princípio “salário igual para trabalho igual ou de igual valor”, sem enviesamento de género. Este trabalho foi realizado de forma pioneira e envolveu, como parceiros, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP).

A metodologia produzida então para o setor da Restauração e Bebidas e que suscitou já o interesse de várias entidades e mesmo de outros países, é uma importante ferramenta que pode hoje servir de guia e ser aplicada a diversos setores de atividade.

Neste contexto, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, assegura que temáticas como a não discriminação, nomeadamente salarial, e da igualdade de género, foram sempre questões para as quais a AHRESP esteve atenta e que “encontram também previsão nas recentes convenções coletivas que celebrou, cumprindo, também por esta via, o seu papel enquanto associação que assume as suas responsabilidades ao nível do diálogo social”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.