[weglot_switcher]

Projeto FORWARD tenta aproximar investigadores de decisores políticos

Lúcio Quintal, da ARDITI, destaca as potencialidades das Regiões Ultraperiféricas para a investigação e inovação, dado que podem servir de laboratórios.
20 Janeiro 2020, 07h45

O projeto FORWARD (Fostering Research Excellence in EU Outermost Regions) envolve a Região Autónoma da Madeira e as restantes Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia. Esta iniciativa europeia conta com duas entidades regionais, a ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação) e a Universidade da Madeira, num total de 24 parceiros entre as nove RUP.

A representar a ARDITI neste projeto está Lúcio Quintal, que explica que muitas vezes as perspetivas dos decisores políticos e dos investigadores estão “desalinhadas”, sendo que este projeto visa aproximar estas duas visões.

“Enquanto na política temos ciclos de quatro ou cinco anos, e trabalha-se muito para esses ciclos, na investigação os ciclos são de dez ou de 20 anos, e portanto essa falta de paralelismo às vezes também provoca falta de interesse, ou pelo menos de reconhecimento, de ambas as partes”, realça.

No projeto está representada a Madeira, os Açores, Canárias, Guadaloupe, Guiana Francesa, Martinica, Saint Martin, La Reunión e Mayotte, num total de 4,277 milhões de euros de financiamento europeu a 100%, dos quais 438 mil se destinam à Madeira (o que corresponde a cerca de 10%).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 3 de janeiro.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/i-d-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”101″ slug=”i-d-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/i-d-em-portugal/thumbnail?version=1566835706473&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.