Projetos científicos portugueses “rejeitados” na Europa podem vir a ser apoiados

A medida, equacionada hoje no parlamento pela ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Elvira Fortunato, visa “motivar mais” as equipas portuguesas a candidatarem-se a estas bolsas “extremamente competitivas”.

Elvira Fortunato, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foto: Cristina Bernardo

Os projetos científicos portugueses candidatos a bolsas do Conselho Europeu de Investigação, mas que não obtenham aprovação para financiamento na fase final do processo, podem vir a ser apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A medida, equacionada hoje no parlamento pela ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Elvira Fortunato, visa “motivar mais” as equipas portuguesas a candidatarem-se a estas bolsas “extremamente competitivas”.

Segundo a ministra, os projetos nacionais que não tenham sido selecionados para financiamento pelo Conselho Europeu de Investigação, mas que passaram à segunda e última fase do processo e à etapa das entrevistas, devem ser apoiados pela FCT, uma forma de “motivar e premiar a comunidade científica”.

Elvira Fortunato, que não avançou com mais detalhes, falava aos deputados durante a apreciação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2022.

A FCT é o “braço armado” do Governo, como lhe chamou a ministra, para o financiamento da investigação científica em Portugal.

O Conselho Europeu de Investigação é um organismo da União Europeia que financia a ciência considerada de excelência, nomeadamente através de bolsas.

Elvira Fortunato, cientista, já foi distinguida com estas bolsas, sendo que uma delas, no valor de 3,5 milhões de euros, foi a maior alguma vez atribuída a um investigador de Portugal.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 24 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 23 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários