[weglot_switcher]

Projetos na área da floresta mobilizam investimento de 5,6 milhões

Projeto rePLant juntou para cima de 20 entidades e permitiu a criação de produtos, processos e serviços, em grande parte suportados em tecnologias digitais, que contribuem para a redução do risco de incêndio.
30 Maio 2023, 16h19

Os resultados de três anos de inovação com vista à valorização da floresta portuguesa vão ser apresentados esta quinta-feira, 1 de junho, pelas 16h00, no Museu da Eletricidade, em Lisboa no evento “Floresta digital: Entre no próximo nível”.

Liderada pela The Navigator Company e em coliderança com o ForestWise, esta iniciativa nasceu da necessidade de “desenvolver soluções integradas e inovadoras que garantam a gestão sustentável dos nossos espaços florestais”.

O projeto rePLant contou com um investimento de 5,6 milhões de euros e juntou para cima de 20 entidades, entre empresas do sector, universidades e outras entidades de investigação e inovação. Permitiu a criação de novos produtos, processos e serviços, em grande parte suportados em tecnologias digitais, que contribuem para a redução do risco de incêndio.

Os resultados do projeto são mote para o debate subordinado ao  tema “Floresta digital: Entre no próximo nível” com tónica na inovação e tecnologia na floresta na era da transformação digital, o futuro da floresta e o seu contributo para a bioeconomia.

Em destaque vão estar as tecnologias e estratégias que permitem a gestão integrada da floresta e do fogo; novos produtos, processos e serviços, que contribuem para a redução do risco de incêndio; e o impacto na criação de emprego e internacionalização das empresas do sector.

João Faria Conceição, COO da REN, António Redondo, CEO da The Navigator Company, José Soares de Pina, CEO da Altri, SGPS e José Manuel Bigares Careto, presidente do Conselho Executivo da E-REDES participam no debate, que será encerrado pelo secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.