[weglot_switcher]

Propostas vinculativas para comprar o Banco Caixa Geral Brasil esperadas até ao fim do ano

A CGD espera fechar a vendas do banco no Brasil e receber ofertas indicativas para o banco de Cabo Verde em 2020.
8 Novembro 2019, 21h08

As propostas vinculativas para a compra do Banco Caixa Geral – Brasil são esperadas até ao fim do ano, disse Paulo Macedo na conferência de imprensa de apresentação de resultados.

“Relativamente ao banco do Brasil, estão definidos os candidatos que passaram à fase final, e nós esperamos receber propostas até ao final de dezembro. E portanto temos agora a parte da negociação”, disse Paulo Macedo. Isto projeta o closing da operação para o próximo ano.

O CEO da Caixa disse ainda que espera receber ofertas indicativas para a de Cabo Verde em 2020.

Relativamente à operação em Cabo Verde, “foi publicado o decreto-lei de venda em setembro de 2019, estando agora a CGD em contacto com o Ministério das Finanças para iniciar os contactos com investidores”, disse.

“Nós estimamos ter ofertas indicativas para o primeiro trimestre de 2020”, revelou.

Este ano, a Caixa Geral de Depósitos já vendeu as suas operações em Espanha (por 364 milhões de euros ao Abanca) e na África do Sul (por cerca de 215 milhões de euros ao Capitec).

O resultado da CGD consolidado foi de 641 milhões de euros, mas isto incorpora um resultado não recorrente de 159 milhões de euros. Ora este resultado extraordinário de 159 milhões resulta da reversão parcial de imparidades que haviam sido constituídas em 2017 para “fazer face ao preço previsível das vendas”, disse Paulo Macedo, referindo-se a potenciais perdas nas vendas. Essas imparidades eram num total de 382 milhões de euros “baseadas numa política prudente de valorização destes ativos em processo de venda”. Mas como as vendas foram a um preço melhor, foram revertidas 159 milhões de imparidades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.