[weglot_switcher]

Proteção Civil da Madeira deixa recomendações à população para enfrentar chuva forte

A Proteção Civil refere que a chuva mais intensa deve ocorrer a partir das 18h00. Entre segunda-feira e terça-feira a costa sul e as regiões montanhosas da Madeira estão em alerta vermelho devido à chuva.
5 Junho 2023, 14h48

A Região Autónoma da Madeira está entre segunda-feira e terça-feira em alerta vermelho, o nível de aviso mais elevado, devido à chuva. O aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) abrange a costa sul e as regiões montanhosas.

Na costa sul e nas regiões montanhosas o alerta vermelho, para a chuva, está em vigor entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.

Nesse sentido a Proteção Civil da Madeira deixou algumas recomendações para a população lidar com a esperada chuva forte.

“Esteja atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação; Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte 112; Ao conduzir nestas condições, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego”, aconselha a Proteção Civil.

A Proteção Civil recomenda também que “tenha atenção aos lençóis de água que se podem formar, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações; Tenha em atenção a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a limpeza de inertes que possam ser arrastados; Tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito”.

É referido pela Proteção Civil, tendo por base as atualizações do IPMA, que a precipitação na Região deverá ser mais intensa a partir das 18h00, acrescentando que foram “reforçadas as equipas dos diversos Agentes de Proteção Civil, com capacidade para fazer face às ocorrências que possam surgir no período mais crítico, com elevado grau de prontidão, em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM que irá realizar pontos de situação mediante o evoluir das condições meteorológicas”.

Para além do alerta vermelho a Madeira tem em vigor alertas laranja e amarelo, para o vento e para a chuva, do IPMA.

A costa norte tem um aviso laranja para a chuva, esta segunda-feira às 12h00 e dura até terça-feira às 15h00.

Está em vigor também um aviso amarelo para o vento com rajadas que podem chegar aos 80 km/h, entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira.
Para a costa sul está em vigor um aviso laranja, para “chuva forte e persistente”, entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira, que sobe para vermelho, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.
A costa sul tem em vigor um aviso amarelo para o vento, entre as 18h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 90 km/h.
O Porto Santo tem um alerta amarelo para chuva “forte” entre as 12h00 de segunda-feira e as 03h00 de terça-feira.
O aviso sobe para laranja, com chuva “forte e persistente”, entre as 03h00 e as 09h00 de terça-feira.

Este alerta desce para amarelo entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira.

O Porto Santo tem também em vigor um aviso amarelo para o vento, entre as 09h00 e as 15h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 80 km/h.
As regiões montanhosas têm em vigor um aviso laranja para chuva “por vezes forte e persistente” entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira.
O alerta sobe para vermelho, com chuva “forte e persistente”, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.

As regiões montanhosas têm também um aviso amarelo, para vento, entre as 18h00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira, com rajadas que podem chegar aos 110 km/h.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.