[weglot_switcher]

Protocolo com Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa potencia internacionalização

Promover a internacionalização das empresas sediadas na Região Autónoma da Madeira junto do mercado francês e divulgar as potencialidades da Madeira e Porto Santo para atrair investimento são alguns dos objetivos do protocolo de colaboração assinado ontem no Funchal.
4 Abril 2017, 16h52

Um protocolo rubricado entre a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura e a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa que ontem mesmo entrou em vigor, e que tem a validade de um ano, automaticamente renovável por igual período, se não for denunciado por nenhuma das partes.

Promover iniciativas de negócio bilateral entre o tecido empresarial regional e o da diáspora na França é outro propósito que está subjacente à assinatura feita pelo secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e  o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, Carlos Vinhas Pereira.

Eduardo Jesus salientou que o protocolo surge sobretudo como uma oportunidade para fomentar a política de abertura ao exterior que a Região tem apostado fortemente os últimos dois anos. “O governo, pela primeira vez, tem uma direção regional com esta vocação. E a Madeira, pela primeira vez, tem uma agência de investimento externo, a Invest Madeira. A celebração deste protocolo é mais um momento importante nesta estratégia”, disse, acrescentando que “temos a consciência do potencial que a Madeira tem e temos também consciência que temos sempre de ir buscar lá fora aquilo que nos falta cá dentro. E neste caso o que nos falta é mercado, quer seja para captar negócio ou investimento, quer seja para colocar os nossos produtos lá fora”.

Referindo a importância que tem o mercado francês para a Madeira, não só pela proximidade que existe por força da emigração de outros anos, mas sobretudo porque é um mercado turístico importante, o governante acrescentou ainda a importância da área residencial ou das segundas habitações, sobretudo tendo em conta o projeto Citizenship by Investment, e as oportunidades que podem surgir nessa área tendo em conta que a referida câmara de comércio promove anualmente um importante Salão de Imobiliário em Paris.  

“Para nós é extremamente importante este tipo de protocolo porque, para as nossas empresas, não é fácil conquistar mercado externo. Temos batalhado em alguns deles, como o mercado inglês, mas é um trabalho muito árduo. Conquistar terreno lá fora é muito difícil e acreditamos que uma entidade como a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, com a credibilidade e envolvência que tem e com os contactos que mantém com toda a comunidade francesa, pode ajudar e muito o tecido empresarial regional”, disse ainda Eduardo Jesus.

Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa

Por seu turno, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), assumiu ser uma honra para aquela entidade, a oficialização do protocolo com a secretaria regional. “Nós queremos facilitar os negócios entre França e Portugal e, neste caso, entre França e a Região Autónoma da Madeira. O nosso objetivo com este protocolo é dar corpo a esse objetivo, podermos trazer para cá, empresas francesas, e podermos acompanhar as empresas da Madeira lá, ajudando a internacionalizar”, disse.

Felicitando o Governo e a Invest Madeira, Carlos Vinhas Pereira recordou que a CCIFP acompanha 50 mil empresas franco-portuguesas em França e que promove o Salão do Imobiliário e do Turismo português em Paris, um evento que este ano terá a sua 6.ª edição e que no ano passado movimentou mais de 1.500 milhões de euros. “Queremos trazer turistas para cá e ajudar empresas a se instalar cá. Queremos facilitar a exportação de produtos da Madeira e também receber as vossas empresas em Paris e poder dar o primeiro apoio, encontrar o primeiro cliente e fornecedor”, disse ainda o presidente da entidade, garantindo que tudo fará para promover a Madeira em França.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.