[weglot_switcher]

Próxima Bienal de Veneza terá sala dedicada a Paula Rego

Depois da grande retrospetiva na Tate Britain, Paula Rego estará na ‘Biennale’. Na edição onde a Metamorfose é tema, a artista portuguesa apresenta pinturas da série “Metamorfose”, inspirada na obra de Kafka.
  • © Kenton Thatcher/ Espiral do Tempo
3 Fevereiro 2022, 18h15

Dia 2 de fevereiro, foi revelada a lista de artistas convidados para a exposição internacional da 59ª Bienal de Arte de Veneza, que tem início a 23 de abril e estará patente ao público durante seis meses. Paula Rego é um dos nomes escolhidos e será a única artista portuguesa presente na exposição que vai ocupar o Arsenale e o Giardini, cujos espaços irão acolher 213 artistas de 58 países.

Aquele que é considerado um dos mais importantes eventos mundiais na agenda da arte contemporânea tem como tema “The Milk of Dreams”, título do livro da artista surrealista Leonora Carrington (1917-2011), ponto de partida escolhido pela curadora-geral desta edição, Cecilia Alemani.

A lista completa dos artistas convidados e das representações nacionais foi divulgada pela organização, após uma conferência de imprensa do presidente da Bienal, Roberto Cicutto, e de Cecilia Alemani, durante a qual esta revelou que a artista portuguesa, radicada em Londres, estará representada com pinturas da série “Metamorfose”, inspirada na obra do escritor Franz Kafka.

A curadora italiana radicada em Nova Iorque lembrou na mesma ocasião que a obra de Paula Rego, de 87 anos, foi alvo de uma grande exposição retrospetiva no ano passado, na Tate Britain, em Londres, com mais de uma centena de trabalhos, e que só agora está a “receber a atenção que merece”.

Na lista das mais de duas centenas de artistas convidados para a exposição internacional contam-se ainda, do universo lusófono, seis criadores do Brasil: Luiz Roque, Rosana Paulino, Leonora Barros, Linda Gazzera, Solange Pessoa e Jaider Esbell.

Metamorfose e simbiose são palavras chave na 59.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, que se apresenta dividida em três eixos: a representação dos corpos e as suas metamorfoses a relação com as tecnologias, e a conexão entre os corpos e o planeta Terra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.