PS aceita reunir-se com PSD e CDS sobre IRS e fiscalidade verde

O líder parlamentar do CDS-PP diz que o PS aceitou reunir-se com o PSD e o CDS para discutir as reformas do IRS e da “fiscalidade verde” e que o encontro ficou marcado para a próxima semana. Em declarações à Lusa, Nuno Magalhães adianta que o convite feito ao líder parlamentar do Partido Socialista foi […]

O líder parlamentar do CDS-PP diz que o PS aceitou reunir-se com o PSD e o CDS para discutir as reformas do IRS e da “fiscalidade verde” e que o encontro ficou marcado para a próxima semana.

Em declarações à Lusa, Nuno Magalhães adianta que o convite feito ao líder parlamentar do Partido Socialista foi aceite e que Ferro Rodrigues concorda discutir com os partidos da maioria algumas das reformas estruturais, nomeadamente a reforma do IRS e a chamada “fiscalidade verde”.

“Podemos, neste momento, confirmar, nomeadamente após uma conversa que tivemos com o líder parlamentar do Partido Socialista, o doutor Eduardo Ferro Rodrigues, que há disponibilidade para uma reunião conjunta entre delegações do CDS, do PSD e do PS”, diz o deputado centrista.

Segundo Nuno Magalhães, a reunião entre os três partidos ficou marcada para o final da próxima semana, mas escusa-se a precisar o dia ou a hora do encontro, deixando apenas a garantia de que essa informação será conhecida em momento oportuno, já que “em democracia não há reuniões secretas”.

O líder parlamentar do CDS considera importante haver esta disponibilidade tanto por parte dos partidos da maioria como do PS, mas não arrisca cenários quanto a um possível entendimento.

“Eu creio que é um passo em frente, é importante, e agora iremos, democrática e naturalmente, conversar, avaliar e aferir”, sublinha, apontando como “positivo para o país” que haja esta disponibilidade.

O deputado centrista aproveitou ainda para “sublinhar a disponibilidade e a vontade da maioria em chegar a um entendimento sobre estas questões, do IRS e da fiscalidade verde”, bem como a disponibilidade de Eduardo Ferro Rodrigues.

Os líderes das bancadas do PSD, Luís Montenegro, e do CDS-PP, Nuno Magalhães, escreveram na quinta-feira ao líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, pedindo-lhe uma reunião para discutir as reformas do IRS e da chamada “fiscalidade verde”.

Na carta dirigida a Ferro Rodrigues, a que a Lusa teve acesso, Luís Montenegro e Nuno Magalhães defendem ser necessário “um compromisso abrangente e duradouro” sobre estas reformas fiscais.

Em causa estão duas propostas de lei do Governo de alteração ao código do IRS e das normas fiscais ambientais que deram entrada na Assembleia da República a 23 de outubro.

OJE/Lusa

Recomendadas

Liderança do Mecanismo Europeu de Estabilidade assegurada temporariamente por interino

A liderança do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será assumida internamente pelo até agora diretor executivo adjunto, Christophe Frankel, até final do ano ou até ser possível encontrar um substituto que reúna aprovação dos ministros da zona euro.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

BdP aponta a crescimento de 6,7% e inflação de 7,8% este ano

As atualizações de outubro das projeções macro do banco central mostram revisões em alta em relação aos 6,3% de crescimento e 5,9% de inflação projetados em junho, com o consumo privado e o turismo a apoiarem a recuperação.